Você está usando um navegador não suportado por este site Isso significa que algumas funcionalidades poderão não funcionar corretamente, solicitamos que utilize um dos navegadores abaixo

Firefox Chrome Edge Opera

0800 608 3030

A Vírgula - Curso Completo - On-line

12x de R$ 5,00
sem juros

ou R$60,00 a vista

A VÍRGULA

Antes de mais nada, é importante sabermos que pontuar é muito mais do que marcar pausas. Já está ultrapassado o conceito de que os sinais de pontuação indicam pausas. Infelizmente, esse conceito foi muito difundido até os anos 60. Como nossas gramáticas, em grande parte, foram escritas antes ou até um pouco depois dos anos 60, ainda temos esse ensinamento muito presente. Excetuando-se a pontuação literária, pontuar é utilizar convenções racionais, baseadas, principalmente, na sintaxe. Não há, nem nunca houve, convergência em relação ao uso dos sinais de pontuação. Vamos utilizar, neste curso, os conceitos mais modernos sobre o uso da vírgula, esse sinalzinho que parece inofensivo, mas não é. Sejam bem-vindos ao nosso curso.

SERVIÇO

Todas as aulas já disponíveis.

Início: Imediato
Videoaulas: 13.
Acessos ilimitados: você pode assistir às aulas a qualquer momento e quantas vezes quiser, durante 12 meses.
Multiplataformas: as aulas podem ser acessadas em smartphones, tablets, PC e MAC.
Cada videoaula tem de 20 a 30 minutos.

Conteúdos abordados:

1.  Vírgula entre sujeito e verbo

2. A vírgula e os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto)

3. A vírgula e os adjuntos adverbias

4. A vírgula nas enumerações

5. A vírgula e o aposto

6. A vírgula e o vocativo

7. A vírgula na omissão/supressão de verbo (zeugma)

8. A vírgula nas datas

9. A vírgula antes do  “mas”

10. A vírgula e o “e”

11. A vírgula e o “pois”

12. A vírgula e as expressões explicativas ou retificativas

13.  Vírgulas nas orações intercaladas (comentários)

14. A pontuação do “etc.”.

15. A vírgula e o predicativo do sujeito

16. Vírgula entre palavras repetidas

17. Vírgula com “além disso”

18. Vírgula com sujeito oracional  iniciado pelo pronome “quem”

19. A vírgula nas orações coordenadas assindéticas

20. A vírgula nas orações coordenadas sindéticas iniciadas pelas conjunções “nem”, “mas”, “ou”,  “porque”, “pois”, etc.

21. Vírgula e conjunções adversativas (porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto) e conjunções conclusivas ( portanto, por isso, logo, por conseguinte, etc.)

22. A vírgula nas orações subordinadas adverbais (desenvolvidas ou reduzidas)

23. Vírgula com dupla função

24. Vírgula depois de parênteses ou travessões

25. Vírgulas nas orações subordinadas adjetivas

Andresan Machado

Forma de pagamento: pague através do PagSeguro de forma simples, cômoda e segura em até 10x sem juros no cartão ou em até 1x no boleto bancário.

Os materiais em PDF poderão ser baixados e impressos gratuitamente na área do aluno, outra opção é a compra da apostila também dentro da área do aluno.

Reproduzir, sob qualquer forma o(s) material (is) do(s) curso(s), sob pena de responder, civil e criminalmente, perante a contratada e terceiros, nos termos da Lei n° 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, por violação da propriedade intelectual, devendo o uso deste ser feito exclusivamente em âmbito privado pelo contratante, TENDO CIÊNCIA O CONTRATANTE QUE O conteúdo das videoaulas é protegido por direitos autorais. Sua reprodução, distribuição ou utilização sem autorização expressa violam os termos de uso do site. O autor estará sujeito a punições cíveis e criminais previstas na lei.

Em caso de desistência do curso na modalidade EAD, o aluno terá o prazo de 07 (sete) dias corridos para arrependimento, incidindo uma multa de 10% sobre o total pago. Após 07 dias da matrícula, será efetuado o cancelamento com multa de 50% do valor da matrícula sem prejuízo de recebimento de parcelas vencidas ou vincendas, descontadas as aulas que já tenham porventura sido assistidas e ou ministradas.