Home Dicas de Estudo Descubra como relaxar antes da prova

Descubra como relaxar antes da prova

552
0
Compartilhe

Os dias que antecedem a realização do concurso público podem ser os de maior ansiedade para os candidatos. Por isso, é importante encontrar maneiras de relaxar antes da prova.

Não estamos dizendo que você deva negar o nervosismo. Essa emoção faz parte do processo. A ideia, aqui, é sugerir meios para controlar os ânimos, de modo que eventuais pensamentos negativos não se tornem paralisantes.

6 dicas para relaxar antes da prova do concurso

Se o concurso for no domingo, você já pode ir exercitando as estratégias de relaxamento desde a quinta ou a sexta-feira. Afinal, é a partir daí que os participantes ficam mais ansiosos. Confira as dicas:

  1. Planeje o trajeto

O local de aplicação da prova é muito longe? Quanto tempo demora até lá? Qual linha de ônibus ou metrô passa naquela região?

Se você não respondeu essas perguntas com antecedência, corre o risco de se perder no caminho ou chegar com atraso. Portanto, planeje a logística e sempre tenha um plano B (vai que o carro quebre, né?). Assim, a viagem será um problema a menos.

Saiba mais: 5 dicas de planejamento para a véspera da prova

  1. Alimente-se bem

Um cardápio leve e balanceado é a melhor pedida para os dias antes da prova. Evite frituras, doces e refrigerantes, pois esses alimentos dificultam a digestão, podendo causar desconforto intestinal e “sugar” sua energia. Ah, e nada de álcool na véspera do certame, hein? Já pensou o desastre que seria acordar de ressaca no “dia D”?

  1. Não estude mais

A esta altura, você aprendeu todo o conteúdo que precisava. Tentar assimilar matérias novas vai apenas sobrecarregar e confundir a sua cabeça.

Desse modo, passe longe das apostilas e das anotações! No máximo, confira os resumos para uma revisão rápida, mas sem exageros.

Saiba mais: Estudar na véspera da prova ajuda ou atrapalha?

  1. Exercite-se

A atividade física é uma ótima ferramenta para diminuir o estresse. Ela ajuda a regular os níveis de serotonina e cortisol no organismo, deixando a pessoa não só mais tranquila, como atenta para as próximas tarefas. Ou seja: mexer o corpo deixa a cabeça no ritmo certo para a prova.

No entanto, evite treinos muito pesados, daqueles que deixam a musculatura dolorida no dia seguinte. Prefira uma caminhada moderada, ou mesmo exercícios laborais.

  1. Dedique-se ao ócio

Um bom livro, uma série de comédia na TV, uma tarde inteira jogando conversa fora com os amigos… Existem diversas formas de relaxar antes da prova do concurso. Basta encontrar aquela que mais lhe dá prazer. A véspera do certame deve ser um dia leve e feliz.

  1. Durma cedo

Quem sofre de ansiedade sabe como dormir pode ser difícil, né? Mais um motivo para ir cedo à cama – sem levar celular nem outros eletrônicos! Com isso, vai dar tempo de o seu corpo descansar, pegar no sono e despertar cheio de gás para o concurso público!

Gostou? Esperamos que as dicas de hoje ajudem você a frear os ânimos. Precisando de mais informações sobre preparação para os estudos, assine a newsletter do Andresan. É grátis!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.