Home Dicas de Estudo Teste vocacional X orientação profissional: dê um rumo à sua carreira

Teste vocacional X orientação profissional: dê um rumo à sua carreira

116
0
Compartilhe
Teste vocacional X orientação profissional: dê um rumo à sua carreira
Teste vocacional X orientação profissional: dê um rumo à sua carreira

Passar num concurso público é a chance de conseguir um cargo estável e com salário acima da média de mercado. Porém, considerando todo o esforço até a aprovação, fica a pergunta: será que esse é o único futuro para você? Felizmente, existem o teste vocacional e a orientação profissional, que ajudam na escolha da carreira.

Hoje vamos explicar as diferenças entre essas duas ferramentas. Fique conosco para tirar suas dúvidas!

Teste vocacional: o que é e para que serve

O teste vocacional é uma prova. Calma, que para esse exame você não precisa estudar, pois não existe resposta certa ou errada. São questões sobre situações cotidianas e preferências em geral.

Na verdade, algumas perguntas parecem até meio aleatórias, mas todas elas têm um propósito. Elas ajudam a identificar traços da personalidade.

Com base nas suas aptidões e nos seus interesses, o teste vocacional aponta possíveis carreiras adequadas ao seu perfil. Ou seja: ele não fornece um mapa pronto, mas, sim, rotas interessantes de trilhar.

E qual delas escolher? Bem, isso depende de você. Um profissional habilitado poderá interpretar os resultados do seu teste para auxiliar na decisão. Geralmente, universidades e cursinhos contam com psicólogos que atuam nessa área.

Saiba mais: Descubra se a carreira de servidor público é para você

Como funciona a orientação profissional

A orientação profissional é um serviço para quem já entende o que gosta de fazer, mas ainda não sabe como se posicionar na carreira. Por exemplo, digamos que você tenha habilidade para organizar documentos, uma atribuição comum no serviço público. Nesse caso, talvez um concurso seja, de fato, uma boa alternativa. Mas qual deles?

Existem diferentes órgãos municipais, estaduais e federais. Há oportunidades na administração pública, no Judiciário, nas polícias… Enfim, uma vasta gama.

O orientador contribuirá para você perceber quais são as melhores opções, considerando os seus objetivos. Alguns fatores que poderão influenciar incluem:

– Onde você quer morar (capital ou interior);

– Quantas horas gostaria de trabalhar por semana;

– Quanto almeja faturar por mês;

– Se pretende atingir um cargo de chefia no futuro.

Essas variáveis servem de filtro para se chegar ao concurso público certo. Novamente, cabe a um especialista do ramo da Psicologia guiar você na orientação profissional.

Saiba mais: Como escolher o melhor concurso público para prestar

Como conquistar a aprovação num concurso público?

Depois de passar pelo teste vocacional e pela orientação profissional, você com certeza terá mais segurança para escolher uma carreira. Porém, agora vai ser o momento da preparação para a prova. Acompanhe algumas dicas (acesse os links para mais detalhes):

Tenha objetivos. Verifique os requisitos exigidos no edital e baseie-se nas provas anteriores para saber quais matérias você deverá estudar.

Planeje as finanças. Preparação para concurso público também significa investir em cursinhos, material didático e afins.

Observe o calendário. Quanto antes você começar os estudos, mais chances terá de conquistar a aprovação.

Quer outras dicas? Então inscreva-se gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, voltaremos com conteúdo inédito sobre carreira pública. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.