Home Dicas de Estudo Experimente 5 ferramentas digitais para melhorar os estudos

Experimente 5 ferramentas digitais para melhorar os estudos

134
0
Compartilhe
Experimente 5 ferramentas digitais para melhorar os estudos
Experimente 5 ferramentas digitais para melhorar os estudos

A tecnologia oferece várias distrações, mas também pode ser uma ótima aliada de quem está se preparando para concurso público. Basta escolher os aplicativos certos – e hoje trouxemos algumas sugestões. Com as ferramentas digitais a seguir, você vai ganhar muito mais foco e produtividade nos estudos. Aproveite!

StayFocusd: bloqueie as distrações

A primeira dica é uma extensão para o navegador Google Chrome. Basicamente, o que ela faz é bloquear o acesso a sites que tomam o seu tempo.

Assim você pode realizar pesquisas na internet e assistir a aulas on-line sem problemas. Isso porque redes sociais, e-mail e outras tentações ficarão inacessíveis.

É possível configurar o StayFocusd da maneira que você quiser. Dá para bloquear páginas inteiras ou um tipo de conteúdo, como games, vídeos e imagens.

Any.do: liste suas tarefas

O Any.do é um planner para organizar sua rotina. Com ele, você pode montar uma lista de tarefas e distribuí-las no calendário. Depois é só ir marcando as atividades concluídas. Ótima maneira de controlar o cronograma de estudos, hein?

Outra funcionalidade interessante são os lembretes, que podem ser programados para dias e horários específicos. Dessa forma, você não se esquece de nenhum compromisso importante, como o prazo de inscrição no concurso.

Saiba mais: Checklist com as datas mais importantes do concurso público

Pomodoro Timer: otimize o tempo

Nós já falamos da Técnica Pomodoro aqui no blog. Ela consiste num método para aproveitar melhor o tempo. Em resumo, você intercala 25 minutos de trabalho focado com alguns minutinhos de descanso. Depois de repetir o processo algumas vezes, pode se dar ao luxo de um intervalo maior.

O app Pomodoro Timer nada mais é que um temporizador. Ou seja: ele cronometra as tarefas que você precisa executar e avisa quando é hora de encerrá-las. Na versão Pro, o aplicativo ainda oferece recursos como histórico de atividades e estatísticas.

Forest: mantenha o foco

Agora temos uma opção mais lúdica para quem não consegue se concentrar nos estudos. Se você acaba trocando a apostila pelo feed do Instagram em algum momento, experimente o Forest.

A dinâmica é simples: plante uma semente antes de começar a tarefa. Enquanto o celular estiver parado, ela vai crescendo e se transformando numa árvore. Porém, se você sair do aplicativo, ela murcha.

O objetivo é cultivar uma floresta, símbolo de seu esforço e sua concentração. Para dar um empurrãozinho na empreitada, o aplicativo permite ao usuário cadastrar frases motivacionais.

Study Music: melhore sua memória

Nossa última sugestão de ferramenta digital promete estimular o cérebro com a música certa. São playlists especialmente selecionadas para auxiliar você a resolver problemas, memorizar novas informações e muito mais.

Além das melodias selecionadas, o Study Music emite sons da natureza e ondas alfa. Essas frequências estão associadas ao estado mental de relaxamento.

Saiba mais: Conheça os estilos musicais que mais contribuem para os estudos

E então, gostou das dicas? Esperamos que sejam úteis para você estudar com muito mais qualidade.

Aproveite que chegou até aqui e cadastre-se gratuitamente na newsletter do Andresan! Em breve, voltaremos com conteúdo inédito voltado a quem está se preparando para concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.