Home Cursos e Concursos Concurso público é projeto de vida: entenda a preparação

Concurso público é projeto de vida: entenda a preparação

147
0
Compartilhe
Concurso público é projeto de vida: entenda a preparação
Concurso público é projeto de vida: entenda a preparação

A aprovação num concurso pode ser o início de uma carreira de sucesso. Você garante estabilidade no cargo, remuneração acima da média e outros benefícios do serviço público. Porém, para chegar a tal ponto, é preciso encarar os estudos como um projeto de vida. Ou seja: seu esforço de agora deve ser proporcional à recompensa de amanhã.

Encarando o concurso público como um projeto de vida

A lógica da preparação para concurso público é a mesma de quem faz uma faculdade. Durante a graduação, são pelo menos quatro anos de estudos. Sem contar a grana que muita gente gasta com as mensalidades! Somente depois disso é que a pessoa estará pronta para encarar o trabalho na profissão escolhida.

Sendo assim, não espere uma aprovação fácil no certame. Antes da prova, é importante se planejar. Você deve organizar seu plano de estudos, descobrir quais técnicas de memorização funcionam e topar o desafio de aprender matérias novas, inclusive algumas bem difíceis. (Acesse os links ao lado para saber detalhes.)

Trata-se de um investimento alto, tanto de tempo quanto de dinheiro (para material didático e cursos preparatórios). E você provavelmente terá que abdicar da vida social de vez em quando. Vai encarar?

Saiba mais: Planejamento financeiro para concurseiros

Requisitos para tentar concurso público

Vale lembrar que existem critérios para se inscrever num certame. Os candidatos devem ter a partir de 18 anos, além de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

Mas esses são os requisitos básicos. Dependendo do cargo em disputa, haverá outras exigências, como teste de aptidão física e investigação social da vida pregressa. Naturalmente, você deve estar em condições de tentar a vaga.

Até mesmo a idade avançada pode ser um fator determinante. Embora não exista um limite nos concursos, a carreira pública demanda aposentadoria compulsória aos 75 anos. Se você já passou dos 50, por exemplo, pense bem se vale a pena mergulhar no desafio a esta altura da jornada.

Saiba mais: Quem pode prestar concurso no Brasil?

Carreira pública também requer vocação

Quando consideramos a preparação para concurso público como um projeto de vida, significa que o caminho não termina na nomeação. Depois disso, vem o principal: os anos de dedicação ao trabalho.

Portanto, antes mesmo de buscar apostilas e montar um cronograma de estudos, verifique se essa é a ocupação que você quer para o seu futuro. Informe-se sobre as atribuições do cargo, a rotina na repartição e o plano de carreira. Dá para se imaginar trilhando esse percurso pelas próximas décadas?

Lembre-se de que um emprego não se resume a salário. Mais que pagar as contas, ele deve preencher um propósito em sua vida. Tem pessoas que se satisfazem com concursos municipais no interior do Brasil, enquanto outras se veem em postos federais, atuando lá em Brasília. Tudo depende do que você deseja.

Saiba mais: Veja se a carreira no serviço público é para você

E então, gostou do artigo de hoje? Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você planejar sua carreira.

Precisando de mais informações sobre concurso público, inscreva-se na newsletter do Andresan. Em breve, chegaremos à sua caixa de entrada com novidades. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.