Home Cursos e Concursos Concurso Susepe/RS: conheça as etapas da prova

Concurso Susepe/RS: conheça as etapas da prova

205
0
Compartilhe
Concurso Susepe/RS: conheça as etapas da prova
Concurso Susepe/RS: conheça as etapas da prova

A segurança pública é uma área bastante sensível em qualquer governo. Portanto, crescem as expectativas para o próximo concurso da Susepe/RS. A última prova da Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul aconteceu em 2017, então já está na hora de selecionar novos servidores para suprir a demanda.

A seguir, vamos explicar quais são os requisitos para ocupar um cargo de Policial Penal, nova denominação do agente penitenciário. Conheça, também, uma oportunidade única de se preparar para os exames!

Etapas do concurso da Susepe/RS

A primeira fase do concurso da Susepe/RS consiste numa prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. Conforme informações do último edital, as questões abordam os seguintes temas: Legislação Aplicada; Língua Portuguesa; Informática; Raciocínio Lógico; Conhecimentos Gerais.

Depois, vêm outras etapas eliminatórias, a começar pela Prova de Aptidão Física. Ela prevê teste de corrida e flexão de braço.

Em seguida, há a avaliação psicológica, que atesta se o candidato atende aos parâmetros exigidos para o exercício da função. Por fim, tem-se a investigação social e funcional, uma sindicância da vida pregressa.

Servidores da Susepe/RS devem apresentar bons antecedentes criminais. O envolvimento com uso de drogas, por exemplo, é terminantemente proibido.

Vale lembrar que os aprovados ainda precisam ter Carteira Nacional de Habilitação categoria B. E, claro, cumprir os demais requisitos de concurso público – ter 18 anos ou mais, apresentar nacionalidade brasileira e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

Atribuições dos cargos na Susepe/RS

Como o edital para Polícia Penal ainda não saiu, o conteúdo abaixo se baseia no mais recente concurso da Susepe/RS, ocorrido em 2017. Na época, houve abertura de vagas para os cargos de agente penitenciário administrativo (nível médio) e agente penitenciário (nível superior).

Agente penitenciário administrativo fica responsável pelas atividades de secretaria. Entre as incumbências, estão organizar a documentação da entidade, auxiliar na prestação de contas e elaborar relatórios. O atendimento ao público também é previsto na descrição analítica do cargo. Em 2017, o vencimento básico para uma jornada de 40 horas semanais era de R$ 3.483,63.

agente penitenciário de nível superior realiza escolta, custódia e disciplina dos presos. Essa pessoa lida com as operações de segurança, que vão desde a revista estrutural das celas até a condução de viaturas. Pode, ainda, coordenar e fiscalizar atividades sociais, educacionais e laborais entre os apenados. A remuneração para uma jornada de 40 horas semanais partia de R$ 4.317,87 no edital passado.

Prepare-se para o próximo concurso público da Susepe/RS

Tem interesse em seguir carreira na Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul? Então você precisa de uma preparação específica.

O professor Andresan está lançando o curso Foco Total – Susepe/RS. As aulas on-line são baseadas no conteúdo cobrado nesse certame, inclusive com resolução de questões das provas anteriores. Esse é o jeito mais certeiro de você se acostumar com o estilo da banca e adquirir o conhecimento necessário para a aprovação. Clique aqui e faça a pré-inscrição gratuita, aproveitando os benefícios exclusivos.

Quer saber os detalhes? Acesse a página do curso e cadastre-se para receber as novidades. Aproveite, também, para continuar de olho aqui no blog. Em breve, voltaremos com mais dicas de estudos para você. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.