Home Cursos e Concursos Checklist: datas mais importantes do concurso público

Checklist: datas mais importantes do concurso público

140
0
Compartilhe
Checklist: datas mais importantes do concurso público
Checklist: datas mais importantes do concurso público

Prazo de inscrições, aplicação da prova, solicitação de recurso… É tanta informação que você se perde no edital? Então preste atenção ao artigo de hoje. Elaboramos um checklist com as datas mais importantes do concurso público. São elas que vão determinar a organização da sua agenda!

Lista de datas importantes num concurso

O certame começa bem antes da aplicação da prova – e não termina com a divulgação dos resultados. Se você ainda se perde no calendário, precisa observar as seguintes datas que constam no edital:

  1. Solicitação de isenção

Antes mesmo de se inscrever no concurso, você pode solicitar a isenção de pagamento da taxa, caso se enquadre nos critérios de baixa renda. Para tanto, é preciso apresentar o Número de Identificação Social (NIS) ou outra documentação específica que ateste sua situação financeira.

  1. Período de inscrições

Após o prazo para isenção da taxa, ainda restam alguns dias até a data-limite para a inscrição no concurso público. Observe, no entanto, que sua participação só estará confirmada depois do pagamento do boleto. Sendo assim, melhor não deixar tudo para a última hora, hein?

  1. Prova

Embora seja possível estudar para concurso antes mesmo do lançamento do edital, a preparação fica mais intensa entre o período de inscrições e a aplicação da prova. Aproveite esse tempo para revisar o conteúdo, fazer simulados e reforçar exercícios das matérias mais difíceis.

  1. Etapas subsequentes

Alguns certames vão além da prova teórica. Eles preveem outras fases eliminatórias, como a redação, o exame médico e o teste de aptidão física (TAF). Lembre-se de marcar dia e horário de cada etapa na sua agenda. Tenha em mãos, também, a documentação solicitada.

  1. Recursos e revisões

Havendo algum erro na divulgação do gabarito, você pode entrar com recurso ou pedido de revisão junto à banca organizadora. Contudo, fique de olho no prazo! Geralmente são dados apenas um ou dois dias logo após a aplicação da prova.

  1. Divulgação dos resultados finais

Se essa não for a data mais importante do concurso público, pelo menos é a mais aguardada pelos candidatos. Afinal, quem enfrentou tantos meses de estudos sabe que a aprovação é a melhor recompensa, né? Só que a história não termina aí…

  1. Nomeação

As pessoas aprovadas no certame ainda devem aguardar a nomeação para o cargo público. Essa informação sai no Diário Oficial e não tem data certa para acontecer. Porém, assim que ocorre, o futuro servidor tem 30 dias para comparecer pessoalmente ao órgão público, entregar os documentos exigidos e realizar os exames admissionais. Quem deixa esse prazo passar pode perder a vaga!

E então, nosso checklist ajudou você a se organizar melhor para as etapas do concurso? Se precisar de mais informações, acesse os links ao longo do texto e se aprofunde nos assuntos de seu interesse. Temos bastante conteúdo sobre carreira pública aqui no blog.

E não se esqueça de inscrever-se gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve, enviaremos novas dicas de como se preparar para as provas. Até a próxima e bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.