Home Cursos e Concursos FAQ: Perguntas mais frequentes sobre concurso público

FAQ: Perguntas mais frequentes sobre concurso público

231
0
Compartilhe
FAQ: Perguntas mais frequentes sobre concurso público
FAQ: Perguntas mais frequentes sobre concurso público

O objetivo deste blog é ajudar quem está estudando para a carreira pública. E a turma é bem diversa: tem quem acabou de chegar e quem já está na batalha há um tempo.

Seja como for, algumas dúvidas se repetem. Por isso, elaboramos um FAQ: uma lista de perguntas frequentes sobre concurso público, que segue abaixo. Você também vai encontrar links que levam a artigos específicos sobre os assuntos em destaque. Assim nenhum tópico passa batido. Aproveite!

Como devo me preparar para concurso público?

Sua preparação deve começar o quanto antes. Primeiro, monte uma grade de horários de acordo com o tempo que você tem disponível. É importante manter a consistência do hábito, ou seja, estudar um pouco a cada dia.

Dá para passar pelas matérias básicas, como Língua Portuguesa e Legislação, antes mesmo do lançamento do edital. Depois que esse documento sai, aí o foco recai sobre as disciplinas mais específicas.

Quantas horas tenho que estudar por dia para passar?

Você deve estudar o tempo suficiente para assimilar o conteúdo sem se cansar. O segredo não está tanto na quantidade de horas, mas na qualidade do seu método.

Por exemplo, existem técnicas para potencializar o aprendizado, além de truques de memorização e de revisão da matéria. Algumas abordagens podem funcionar melhor que outras, então você tem que experimentá-las para ver como lida com elas.

O importante é preservar a saúde. Lembre-se de descansar, tomar água e seguir uma dieta equilibrada, pois tudo isso ajudará sua cabeça a funcionar melhor.

Quanto tempo demorarei para passar num concurso?

De acordo com estimativas, uma pessoa pode levar de seis meses a três anos para ser aprovada. Mas essa não é uma regra.

O sucesso na empreitada depende de diversos fatores. Além do estudo focado, é preciso estar com a inteligência emocional aguçada para se dar bem na prova, especialmente nos concursos mais concorridos.

Nesse ponto, vale a pena participar de alguns certames apenas para ganhar experiência. Com isso, você se acostuma à pressão do “dia D” e até ao estilo de perguntas da banca.

Quais são as etapas de um concurso público?

Muitos processos se resumem à prova objetiva, um conjunto de questões de múltipla escolha. No entanto, dependendo da carreira almejada, pode haver outras etapas subsequentes.

Por exemplo, alguns cargos administrativos preveem exame de digitação. Já servidores da área de segurança pública devem passar no Teste de Aptidão Física (TAF). Há, ainda, a prova de títulos, que garante pontos extras na classificação.

Todas as etapas do concurso público estarão descritas no edital. Preste atenção às datas e aos requisitos para participar!

E depois da aprovação, quando vou assumir o cargo?

Depende. O concurso é válido por dois anos, prorrogáveis por mais dois. Durante esse período, o órgão público pode chamar quantos candidatos forem necessários para suprir as vagas. Para tanto, segue-se a ordem de classificação dos aprovados.

Se o certame foi para cadastro de reserva, talvez não haja urgência em preencher os postos de trabalho. Ou seja: provavelmente a nomeação vai demorar um pouco mais – isso se ocorrer.

De todo modo, fique de olho nos canais oficiais de divulgação. Assim que a pessoa é convocada para o serviço público, ela tem um prazo de 30 dias para responder, senão perde a vaga.

E este foi o nosso FAQ. Tem outras dúvidas sobre concurso público? Então assine a newsletter do Andresan. Em breve, enviaremos mais dicas para ajudar na sua preparação. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.