Home Dicas de Estudo Como ajudar quem está estudando para concurso público

Como ajudar quem está estudando para concurso público

264
0
Compartilhe
Como ajudar quem está estudando para concurso público
Como ajudar quem está estudando para concurso público

As dicas deste blog geralmente são voltadas a quem está se preparando para concurso público. Já falamos sobre como organizar a rotina de estudos, como enfrentar as matérias mais difíceis e até qual é a dieta ideal durante esse processo.

Porém, hoje nosso papo será com a família. Você tem alguém em casa que está na lida concurseira? Seu filho, sua esposa ou outro parente próximo passa horas em meio a cadernos e apostilas?

Então fique conosco. Vamos explicar como você pode ajudar essa pessoa no caminho rumo à aprovação.

Dicas para ajudar quem está estudando

Quando dividimos nosso lar com mais gente, é preciso haver harmonia e cooperação. E isso fica bastante óbvio em tempos de pandemia. Já que a casa também virou escritório e escola, todo mundo tem que respeitar o espaço alheio, senão a bagunça derruba qualquer expectativa de produtividade.

Veja o que fazer para garantir uma convívio mais pacífico com pessoas que estão estudando para concurso público:

1. Estabeleça um código de convivência

Estudantes precisam de um lugar calmo e silencioso para realizar as tarefas. Portanto, não dá para interrompê-los o tempo todo, principalmente se for para tratar de amenidades. Cada pausa para conversar ou ajudar numa atividade doméstica pode significar perda total da concentração.

A dica é adotar um código de conduta: quando a porta do quarto do concurseiro estiver fechada, quer dizer que ele está estudando e não pode ser atrapalhado. Nessas horas, cabe a você atender a campainha ou o telefone, por exemplo. Também dá para ajudar mantendo a TV da sala num volume baixo.

2. Leve um lanchinho

A próxima sugestão parece até contradizer a primeira. Afinal, acabamos de mencionar que você deve evitar interrupções.

No entanto, muita gente se envolve de maneira tão intensa nos estudos que acaba se esquecendo do básico, como descansar e se alimentar. É aí que você entra com o auxílio.

Prepare um lanche saudável para a pessoa – com água, frutas ou um sanduíche leve. Entre silenciosamente no local de estudos e deixe a comida num cantinho.

Vale até combinar horários previamente. Assim, quando você chegar com os quitutes, o concurseiro entenderá que é hora do intervalo.

3. Ofereça apoio moral

O caminho rumo à aprovação num concurso público costuma ser desgastante. O candidato pode ter crises de ansiedade devido à alta carga de conteúdo para assimilar, ou se entregar ao desânimo porque tentou algumas provas e ainda não passou.

Não é hora de julgar o comportamento do outro, muito menos de cobrar resultados. Cada um sabe onde o próprio sapato aperta, né?

O que você pode fazer é oferecer seu ombro amigo. Mostre-se à disposição para ouvir desabafos, dar carinho ou conceder uma palavra de apoio. Dessa forma, seu ente querido terá o incentivo do qual necessita para seguir adiante na trajetória.

Saiba mais: 7 verdades sobre concurso público que ninguém lhe contou

E aí, gostou do artigo de hoje? Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você ajudar quem está estudando para concurso público.

Aproveite e indique o blog do Andresan! Aqui sempre tem novidades. 😉

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.