Home Dicas de Estudo Bom apetite! Ensinamos receitas para dar um gás nos estudos

Bom apetite! Ensinamos receitas para dar um gás nos estudos

367
0
Compartilhe
Bom apetite! Ensinamos receitas para dar um gás nos estudos
Bom apetite! Ensinamos receitas para dar um gás nos estudos

Nem só de café vive a turma concurseira. Existem alguns alimentos que podem ajudar você a melhorar a concentração e a memória. Ótima receita para turbinar os estudos, né?

Claro que o cardápio abaixo não faz milagres. O que estamos propondo é uma dieta equilibrada, que deve fazer parte de um conjunto maior de hábitos saudáveis. Aproveite!

Salada de espinafre e brócolis para melhorar a memória

As hortaliças verde-escuras são importantes aliadas do sistema nervoso. O espinafre, em especial, tem alto poder antioxidante, combatendo os radicais livres que causam estresse oxidativo. Isso previne danos aos neurônios.

A receita abaixo ainda leva castanhas e azeite de oliva, fontes de gorduras boas, que são protetoras do cérebro. Confira!

Ingredientes:

– 1 maço de brócolis cozido;

– ½ maço de espinafre cozido;

– 2 tomates picados;

– 3 palmitos picados;

– Suco de ½ limão;

– Castanhas trituradas;

– Azeite de oliva;

– Ervas aromáticas a gosto.

Modo de preparo:

Aqueça meia panela de água e, quando levantar fervura, mergulhe as folhas do espinafre. Deixe por três minutos. Em seguida, escorra a água quente e molhe as folhas com água gelada para interromper o cozimento. Reserve.

Repita o procedimento com o brócolis. Não se esqueça de separar o maço em floretes e de usar fogo alto para o cozimento!

Depois é só montar: misture os vegetais, tempere como quiser e regue com o limão e o azeite de oliva. Por fim, salpique as castanhas trituradas.

Saiba mais: Conheça alimentos que atrapalham seu rendimento nos estudos

Suco verde para melhorar o aprendizado

A próxima receita leva abacate, uma fruta rica em vitaminas B6, B12, C e E. Ela também contém minerais indispensáveis à rede de atenção dorsal do cérebro. O resultado é a melhora do fluxo sanguíneo, garantindo mais concentração nas tarefas.

Já a couve é um vegetal bastante denso em nutrientes. Além disso, é fonte de tirosina, aminoácido que atua na liberação de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina, ambos associados à motivação e ao estado de alerta. Trata-se de uma excelente opção para dar um gás nos estudos!

Ingredientes:

– 1 abacate;

– 500ml de suco de laranja natural;

– 2 folhas de couve;

– Açúcar ou adoçante;

– Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Cuidado para não exagerar no açúcar, ok? Sirva o suco verde gelado e consuma, de preferência, logo após o preparo.

Saiba mais: Entenda os perigos da Ritalina na preparação para concurso

Água para o organismo funcionar direito

Encerramos o artigo de hoje não com uma receita, mas com uma dica básica de nutrição: beba bastante água ao longo do dia. O líquido oxigena os órgãos, limpa toxinas e ajuda a conduzir impulsos eletroquímicos ao cérebro com mais rapidez.

Ou seja: quem bebe água aprende melhor. Afinal, a cabeça funciona e o corpo fica mais energizado.

Aqui no blog temos um artigo que detalha por que a água é o grande combustível dos estudos. Acesse o link ao lado e conheça as explicações científicas!

E não se esqueça de assinar a newsletter do Andresan. Em breve, você receberá gratuitamente novas orientações de como se preparar para concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.