Home Cursos e Concursos Prova de informática no concurso: como se preparar?

Prova de informática no concurso: como se preparar?

508
0
Compartilhe
Prova de informática no concurso: como se preparar?
Prova de informática no concurso: como se preparar?

Se você usa computador para trabalhar ou estudar, talvez ache que já conhece bastante da tecnologia. Porém, não se engane. A prova de informática do concurso público também demanda preparação.

Muitos editais vêm cobrando um domínio cada vez mais amplo de assuntos como segurança de dados, redes e até inteligência artificial. Por isso, vale a pena se dedicar com mais atenção a essa etapa do certame. Continue conosco para saber o que fazer.

O que cai na prova de informática do concurso?

Em geral, a prova de informática existe para verificar se a pessoa consegue executar operações básicas no computador. O candidato deve conhecer as principais ferramentas e as funcionalidades dos softwares, além de explicar conceitos teóricos relativos à área.

O conteúdo programático do exame varia de acordo com a instituição. Alguns dos assuntos mais comuns incluem:

– Noções de organização e gerenciamento de arquivos em pastas;

– Uso de programas de navegação, como Microsoft Edge e Google Chrome;

– Busca de informações na internet;

– Envio de mensagens por correio eletrônico;

– Domínio do pacote Office (Word, Excel e Power Point) ou software livre equivalente;

– Segurança da informação (rotinas de backup, aplicação de antivírus e firewall etc.).

Mas essas são as provas de nível médio. Se você tenta um cargo de nível superior, talvez precise se aprofundar em linguagens de programação, aprendizado de máquina e outros conceitos mais específicos. Tudo vai depender das exigências do cargo.

Saiba mais: Como estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo

Como estudar informática para concurso público?

Só porque você lida com dispositivos eletrônicos diariamente, é um erro achar que não precisa estudar informática para concurso. As perguntas mais simples são capazes de nos derrubar.

Por exemplo, você conseguiria responder, sem olhar para o teclado, qual é o atalho para salvar um documento no Word? Às vezes nós executamos certos comandos de maneira automática e mal paramos para pensar neles. No entanto, pode “dar branco” na hora do certame, então é melhor seguir as dicas abaixo:

  1. Responda questões anteriores

Comece fazendo um simulado. Resolva as questões de provas anteriores para ter uma noção maior do tipo de pergunta cobrada pela banca. Assim você também consegue testar o nível de seu conhecimento.

  1. Atualize-se

Lembre-se de que as provas antigas podem se referir a versões anteriores dos programas de informática. Portanto, vale a pena baixar as atualizações desses softwares. A ideia é conferir se os comandos continuam os mesmos, ou se foram acrescentadas novas funcionalidades.

  1. Explore o ambiente digital

Muitas questões de informática do concurso demandam conhecimento prático. Dessa forma, nada mais natural que utilizar os programas para se familiarizar com eles. Explore todas as abas, teste as funcionalidades e consulte a área de ajuda ao usuário para entender melhor o funcionamento do software.

  1. Conheça os termos técnicos

É importante saber o que significa hardware, sistema operacional, processador e outras expressões ligadas à tecnologia. Certifique-se de que você tem essas informações na ponta da língua.

  1. Leia o edital

Não precisa saber tudo de informática para passar no concurso público. Basta se guiar pelo conteúdo programático exigido no edital do certame. São esses assuntos que vão orientar seu plano de estudos.

Saiba mais: Aprenda a decifrar o edital do concurso

Gostou? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Precisando de mais informações, assine gratuitamente a newsletter do Andresan. Em breve voltaremos com outras dicas de estudos e preparação para concurso. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.