Home Dicas de Estudo Hábitos bons e ruins na preparação para concurso

Hábitos bons e ruins na preparação para concurso

441
0
Compartilhe
Hábitos bons e ruins na preparação para concurso
Hábitos bons e ruins na preparação para concurso

Estudar é hábito. Quem está se preparando para concurso público precisa seguir uma rotina regrada de leituras, exercícios e revisões. Só que nem todo mundo sabe fazer isso da maneira certa.

Hábitos que você deve manter na preparação para concurso

Para ajudar você nessa jornada, hoje vamos tratar de vícios e virtudes nos estudos. Acompanhe a seguir os hábitos que você deve manter (depois vamos falar daqueles que é necessário evitar). Se for de seu interesse, acesse os links para se aprofundar nos respectivos assuntos.

Montar uma metodologia de estudos

Não adianta estudar “quando sobra tempo” ou ler apenas as matérias mais fáceis. Na preparação para um concurso, é necessário montar um cronograma de estudos.

As leituras e os exercícios devem fazer parte da sua rotina diariamente. Aproveite, também, para experimentar diferentes técnicas de aprendizado e veja qual combina mais com seu estilo.

Não se comparar com a concorrência

Preocupar-se com o desempenho dos demais candidatos é perda de tempo. A concorrência existe, mas a sua aprovação só depende de você.

Portanto, invista energia no que realmente importa. Estude, faça simulados e aprimore suas habilidades para acertar o maior número possível de questões na prova.

Motivar-se mesmo após uma reprovação

Passar de primeira num concurso público é fenômeno raro. Em geral, os participantes tentam várias vezes até conseguir.

Por isso nunca encare a reprovação como derrota. Ela é, isto sim, uma oportunidade para você avaliar seus pontos fortes e fracos.

Aprenda com seus erros e reforce o estudo das matérias nas quais você não foi tão bem. Ah, e lembre-se de que toda experiência acumulada nos certames ajuda a diminuir o nervosismo.

Hábitos para você abandonar o quanto antes

Agora que já falamos da parte boa, aqui vão três hábitos que atrapalham os estudos. Preste atenção para não repetir esses erros!

Acumular muita matéria na mesma semana

Diversificar demais a planilha de estudos pode ser um erro tático. Como você vê muito conteúdo diferente, acaba tendo dificuldade para se concentrar nos assuntos densos. Logo, a produtividade cai.

Na dúvida, sempre invista mais tempo de preparação nas matérias difíceis, afinal elas demandam esforço extra para serem assimiladas.

Estudar sem intervalos

Não importa tanto a quantidade de horas. O que vale é a qualidade do tempo dedicado à leitura e aos exercícios.

O cérebro precisa de descanso para fixar novas informações e transformá-las em conhecimento. Sendo assim, faça pausas ao longo do dia para se alongar, comer ou até mesmo tirar um cochilo. Os intervalos são estratégicos para você recuperar a energia e o foco.

0

Falando em foco, alguns elementos do dia a dia podem ser bastante nocivos à sua concentração. O principal deles são as redes sociais. O excesso de estímulos, como os barulhinhos das notificações, acaba ocupando sua cabeça com assuntos menos importantes.

Fica a dica: deixe o celular no modo avião para não cair em tentações on-line.

Estudar em casa também pode ser desafiador por causa das tarefas domésticas. Às vezes a pilha de louça parece mais urgente que o simulado do concurso. Para não misturar as coisas, tente montar um ambiente apropriado para os estudos, com boa iluminação, poltrona confortável e silêncio.

E aí, quais desses hábitos você mantém? Está indo pelo caminho certo, ou ainda falta corrigir a rota?

Precisando de ajuda, assine gratuitamente a newsletter do Andresan. Em breve enviaremos mais dicas de preparação para concurso público. Aproveite!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.