Home Cursos e Concursos 7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso

7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso

195
0
Compartilhe
7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso
7 motivos surpreendentes de eliminação em concurso

Imagine a cena: você passa meses se preparando para o concurso, está com o conteúdo na ponta da língua e, na hora da prova, seu celular toca. Pode ter sido um descuido, mas não adianta argumentar com os fiscais de sala. Esse é um dos motivos de eliminação previstos no edital.

Já pensou na frustração de ver todo o seu esforço indo por água abaixo por causa de uma besteira dessas? O pior é que fatos assim são comuns nos certames públicos. No artigo de hoje, você vai conhecer outros erros tão bobos quanto imperdoáveis.

Eliminação em concurso público: preste atenção aos detalhes

Observe com atenção a lista a seguir. Ela traz sete deslizes que podem eliminar qualquer pessoa do concurso público. Se necessário, anote as informações na agenda para você nunca passar por uma situação dessas!

  1. Documento errado

Tem gente que costuma utilizar a CNH como forma de identificação. Porém, alguns processos seletivos não consideram a carteira de motorista como uma opção válida. Melhor levar o RG ou outro documento com foto, contanto que esteja explicitamente previsto no edital.

  1. Celular tocando

Se o telefone tocar, mesmo dentro do saco plástico, é eliminação na certa. Isso porque o ambiente de aplicação de provas não pode ter nenhum tipo de comunicação com o mundo exterior.

Vale lembrar que o alarme do celular pode disparar inclusive com o aparelho desligado.  Portanto, desabilite todos os toques de despertar.

Saiba mais: Aprenda a decifrar o edital do concurso

  1. Prova incompleta

É importante prestar atenção a todos os detalhes. Existem campos que precisam ser preenchidos com os seus dados pessoais, por exemplo. Alguns candidatos, na ansiedade de terminar o processo, se esquecem de assinar o caderno de prova, ou mesmo de preencher a folha óptica. Isso também rende eliminação do concurso.

  1. Materiais proibidos

Levou lápis e borracha, mas o edital só permitia caneta preta? Pois é, esse equívoco às vezes não sai barato.

Fica a dica: leia atentamente o edital para saber quais são os materiais permitidos na hora da prova. Deixe-os sobre a mesa para evitar desconfianças da equipe de sala.

  1. Objetos no bolso

Descarte papéis de bala, moedas e quaisquer objetos dos bolsos. Eles parecem inofensivos, só que podem esconder todo tipo de cola, desde anotações até dispositivos eletrônicos para comunicação externa. Portanto, são motivo para eliminação do concurso.

Saiba mais: Como funciona a fiscalização em concursos públicos

  1. Atraso

Pode parecer óbvio, mas participante de concurso público PRE-CI-SA estar no local da prova antes do fechamento dos portões. Melhor ainda se você se programar para chegar com bastante antecedência. Sempre pode haver imprevistos, como trânsito lento ou acidente na pista.

  1. Mal-estar

Nervosismo durante o concurso faz parte. O problema é quando os sintomas se tornam físicos. Dor de barriga, pressão baixa e sudorese excessiva vão tirar você de circulação. Será necessário ir ao banheiro para se recompor, ou até solicitar atendimento médico. E o tempo perdido pode prejudicar seu desempenho.

Por isso, cuide de sua saúde. Tenha uma boa noite de sono na véspera do certame, faça refeições leves para não sofrer indisposição e, claro, beba bastante água.

E aí, que achou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Se você gostou, aproveite para assinar gratuitamente a newsletter do Andresan. Em breve voltaremos com mais dicas de preparação para concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.