Home Dicas de Estudo Por que você ainda não passou num concurso?

Por que você ainda não passou num concurso?

310
0
Compartilhe
Por que você ainda não passou num concurso?
Por que você ainda não passou num concurso?

Você já tentou algumas provas, mas ainda não passou num concurso público? Talvez seja hora de analisar os motivos que impedem a sua aprovação.

Convenhamos que é raro alguém passar de primeira. Em geral, o candidato precisa acumular um pouco de experiência até conseguir a vaga desejada. Ainda assim, a tendência de quem se dedica à lida concurseira é atingir resultados satisfatórios mais cedo ou mais tarde. O que será que está acontecendo no seu caso?

5 razões que impedem você de passar num concurso público

Abaixo listamos possíveis explicações para seu desempenho aquém do esperado. Sugerimos que você analise a lista não com sentimento de culpa, mas como uma oportunidade de identificar erros e aprender com eles. Vamos lá?

  1. Desorganização nos estudos

Quem quer passar num concurso não pode estudar só “quando sobra tempo” nem ler apenas as matérias fáceis. É importante desenvolver um método para otimizar o aprendizado.

Portanto, organize seu plano de estudos. Separe um horário específico para as tarefas e tenha metas para avançar um pouquinho a cada dia no conteúdo.

Também vale experimentar diferentes técnicas de produtividade. Alguma certamente vai ser mais adequada para o seu ritmo. (Acesse os links para mais dicas.)

  1. Muita concorrência

Alguns certames se tornam complicados não pelas questões difíceis da prova, mas porque são muito concorridos. E no meio dos candidatos haverá pessoas que se prepararam tanto quanto você – ou até mais.

É por esse motivo que insistimos: ganhe experiência. Participar de outros processos seletivos vai ser bom para se acostumar à pressão psicológica, ou mesmo ao estilo de perguntas da banca organizadora. Assim você conquista segurança para melhorar seu desempenho.

  1. Questões emocionais

Tem gente que vai superbem nos simulados, mas trava quando o concurso é para valer. Já passou por isso? O famigerado branco acontece porque a ansiedade toma conta da sua cabeça.

Lembre-se de que não basta dominar a matéria. Você também precisa dominar seus ânimos.

Para tanto, vale a pena exercitar a inteligência emocional. Procure entender como sua mente reage aos estímulos – e como driblar as situações ruins. Táticas de meditação, respiração consciente ou mindfulness podem ajudar.

  1. Talento

Vamos ao momento sincerão: será que você ainda não passou no concurso porque está se sabotando inconscientemente? Será que, no fundo, acha que não nasceu para a carreira pública?

Muitas pessoas buscam a aprovação num órgão federal por causa do salário alto ou da estabilidade. Mas só isso não basta. O emprego dos sonhos é aquele que permite a você aplicar seus talentos ou satisfazer aspirações pessoais. Pense nisso ao tentar o serviço público.

  1. Tempo

Agora digamos que você já tem um método eficiente para estudar, testou suas habilidades em algumas provas, reforçou a parte emocional e tem certeza de que quer a carreira pública. O que falta, então? Tempo.

Continue lendo as apostilas, resolvendo questões e participando das provas que você desejar. Com determinação e força de vontade, em algum momento a aprovação vem!

Saiba mais: Ainda não passou no concurso? Confira 5 dicas de motivação

Gostou? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você. Aproveite para se inscrever gratuitamente na newsletter do Andresan. Em breve enviaremos mais dicas de preparação para concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.