Home Dicas de Estudo Estudar na véspera da prova ajuda ou atrapalha?

Estudar na véspera da prova ajuda ou atrapalha?

471
0
Compartilhe

O dia do concurso vem chegando e bate a dúvida: será que estudar na véspera da prova vale a pena? Quem já passou por essa experiência sabe que a melhor estratégia é relaxar, mas isso não significa que você deva perder o foco. A seguir, veja como tornar os momentos anteriores ao “dia D” mais produtivos.

Semana anterior à prova deve ser de revisão

Antes de tudo, precisamos admitir que ninguém consegue aprender matéria nova às vésperas do concurso público. Se você demorou demais para montar o cronograma de estudos e “queimou a largada” da preparação, vale mais a pena investir energia naquilo que você já sabe.

A semana anterior à prova é um ótimo período para resgatar as fichas de leitura, os cards e todos aqueles resumos compilados ao longo dos últimos meses. Esse material traz os principais tópicos de cada disciplina, mas organizados num formato objetivo e sintético. Excelente alternativa de revisão para refrescar a memória.

Caso você note que ainda tem dificuldades em algum ponto específico, até dá para fazer um trabalho intensivo. Leia mais um pouquinho e resolva questões de certames passados. No entanto, lembre-se de dedicar tempo de sua semana para todo o conteúdo previsto no edital. Assim a cabeça fica pronta para encarar o desafio.

Saiba mais: Como montar um plano de estudos passo a passo

Como agir na véspera da prova do concurso

O dia anterior à prova deve ser de descanso. A essa altura, você já aprendeu o que precisava aprender e os níveis de ansiedade estão aumentando. Portanto, é hora de sossegar – na medida do possível, é claro.

Procure ocupar seu dia com atividades leves. Dê uma caminhada, leia um livro por distração (nada de apostila!) ou assista a um filme que você goste. Também é recomendável investir numa alimentação balanceada e numa boa noite de sono.

Saiba mais: Dieta do concurseiro para aumentar o rendimento nos estudos

A preocupação ainda ronda sua mente? Bem, que tal pôr em prática aquelas nossas dicas para a véspera da prova? Separe o material (documento, canetas, lanche), organize a logística até o local de aplicação e tenha certeza de que tudo está encaminhado. Isso pode ajudar você a acalmar os ânimos.

O que não dá para fazer é desperdiçar energia à toa. Sendo assim, nada de exercício físico pesado, muito menos de festinha com os amigos. E evite alimentos como frituras, café e bebidas alcoólicas. Elas costumam atrapalhar a digestão, o que pode causar até insônia.

O importante é que você fique bem para o grande dia. Afinal, depois de tantos meses de preparação, o conhecimento já está dentro de sua cabeça. Basta respirar fundo, exercitar a inteligência emocional e dar o seu melhor durante a prova do concurso público. Pode confiar na sua jornada, pois a aprovação vem quando é para ser.

Saiba mais: 5 dicas para melhorar o rendimento na prova do concurso

Gostou das dicas? Então aproveite para se inscrever na newsletter do Andresan. É grátis! Em breve, voltaremos com mais novidades sobre concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.