Home Cursos e Concursos 7 dicas de saúde para estudantes

7 dicas de saúde para estudantes

334
0
Compartilhe
Bom apetite! Ensinamos receitas para dar um gás nos estudos
Bom apetite! Ensinamos receitas para dar um gás nos estudos

O desempenho intelectual depende de um conjunto de fatores. Além de encontrar os métodos de estudo mais adequados para sua rotina, você também precisa estar bem fisicamente. É que um corpo saudável ajuda a cabeça a trabalhar melhor. Por isso, hoje separamos sete dicas de saúde a quem está se preparando para concurso público.

Dicas de saúde para você estudar melhor

A lista abaixo traz um resumo de práticas que qualquer estudante deveria incorporar ao dia a dia. Para mais detalhes, acesse os links ao longo do artigo. Vamos lá?

  1. Foco na dieta

Evite frituras, álcool ou alimentos ultraprocessados. Eles têm baixa qualidade nutricional e podem demandar muita energia para a digestão. Resultado: fraqueza e sonolência ao longo do dia.

Prefira uma dieta à base de salada, castanhas e peixe, ingredientes que regulam o metabolismo. Alguns deles também são ótimos para a memória!

  1. Hidratação em dia

A água é o melhor combustível para os estudos – supera até mesmo o café. Ela ajuda na condução dos impulsos elétricos do cérebro, favorecendo a criação de novas sinapses e a construção do conhecimento.

O líquido ainda auxilia na circulação sanguínea e na oxigenação dos órgãos. Ou seja: hidratação é essencial para manter sua produtividade lá em cima.

  1. Atividade física

Você sabia que meia hora de caminhada, todos os dias, contribui para elevar o rendimento nos estudos? A atividade aeróbica facilita a comunicação dos neurônios, deixando sua menta afiada. Sem contar que esse tipo de exercício libera neurotransmissores como a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

Saiba mais: Como se preparar para o Teste de Aptidão Física do concurso

  1. Exercícios laborais

Depois de uma longa sessão de leituras e resolução de questões, reserve 15 minutinhos para os exercícios laborais. São alongamentos simples, mas que trazem resultados excelentes para atenuar dores e prevenir lesões por esforço repetitivo.

Sabe aquele incômodo nas costas decorrente de muito tempo em frente ao computador? Se não for tratado, vira dor crônica e atrapalha a sua concentração.

  1. Sono de qualidade

Dormir bem faz parte da preparação para provas importantes. O sono recarrega nossas baterias, deixando o corpo pronto para mais um dia cheio de tarefas.

E é durante esse período que o cérebro consolida o aprendizado. Já reparou como quem enfrenta a insônia geralmente sofre com lapsos de memória? Pois é: essas pessoas têm mais dificuldade para reter novas informações.

  1. Saúde mental

Tome cuidado para não se sobrecarregar. O cronograma de estudos deve prever intervalos para o descanso e o lazer.

Quando a gente se envolve demais com trabalho intelectual, pode desencadear processos de estafa. A pressão psicológica para conquistar a aprovação no concurso também pode levar a quadros de ansiedade e depressão.

É o seu caso? Busque ajuda profissional.

Saiba mais: Precisamos falar sobre a saúde mental dos concurseiros

  1. Sem drogas

A Ritalina tem se popularizado como estimulante para melhorar o rendimento nos estudos. Fuja dessa ilusão! Na verdade, o medicamento causa efeito contrário, reduzindo a capacidade de atenção e até favorecendo a ocorrência de surtos psicóticos.

Seguindo as nossas sugestões, você não vai precisar nem de remédio, nem de café. A adoção de hábitos saudáveis é o jeito certo de preparar a cabeça para a rotina de estudos.

Gostou do conteúdo? Quer mais? Então assine gratuitamente a newsletter do Andresan. Em breve voltaremos com outras dicas de preparação para concurso. Até lá!5

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.