Home Dicas de Estudo O que sabemos sobre os novos concursos autorizados no RS

O que sabemos sobre os novos concursos autorizados no RS

305
0
Compartilhe
O que sabemos sobre os novos concursos autorizados no RS
O que sabemos sobre os novos concursos autorizados no RS

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, no último dia 14 de janeiro, autorização para novos concursos estaduais. A previsão é de que sejam oferecidas 3.429 vagas. A maioria será para professores, mas também haverá cargos para profissionais da saúde, procuradores e músicos, entre outras funções.

Ainda não há data prevista para a realização dos certames. Antes disso, será necessário definir as bancas organizadoras e preparar o edital para cada seleção. Mesmo assim, o sinal verde do Executivo aponta novos caminhos para os concurseiros gaúchos em 2021.

Tem interesse? Então continue conosco. A seguir, vamos listar as vagas autorizadas para cada órgão público e explicar o que você pode ir estudando desde agora.

Quais são os novos concursos autorizados no RS?

Vale lembrar que a relação abaixo diz respeito apenas às vagas autorizadas pelo governo do Rio Grande do Sul. A confirmação dos cargos e do número de servidores virá com a chamada oficial, quando houver abertura de inscrições. Confira a lista:

Secretaria da Saúde

Estão previstas 948 vagas, das quais 750 serão para especialistas em saúde e 198 para técnicos em saúde. O último concurso realizado pela SES ocorreu em 2014.

Secretaria da Educação

O Executivo autorizou 1,5 vagas para professores. Cabe destacar que o último certame foi em 2013, com nomeações até 2017. Desde então, o governo tem recorrido a contratos temporários para suprir a demanda por educadores nas escolas estaduais. Há cerca de 19.980 profissionais nessa situação.

Procuradoria-Geral do Estado

Serão 19 vagas para procurador do Estado, 59 para analista e 31 para técnico administrativo e em informática.

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Haverá 16 vagas para músicos, entre solistas, assistentes e fila. As especificidades não foram divulgadas. O último concurso para a Fospa aconteceu em 2014.

Instituto de Previdência do Estado do RS

Esse concurso estadual suprirá 72 vagas, sendo 34 para analistas em previdência, 34 para assistentes em previdência e quatro para peritos e auditores médicos. O IPE Prev não nomeia servidores desde 2017.

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do RS

Já o IPE Saúde deve preencher 98 postos de trabalho, incluindo 51 analistas de gestão em saúde e 47 técnicos de gestão em saúde.

Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul

A Ceasa abrirá prova para até oito analistas e dois agentes técnicos, suprindo a atual carência de pessoal. A idade média elevada dos servidores leva muitos à aposentadoria, deixando um déficit no setor.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

A previsão é de 623 vagas para analistas de projetos e políticas públicas do Estado (carreira transversal). Ainda, estimam-se 53 vagas para reposição futura da carreira de analista de planejamento.

O que estudar para um concurso estadual

É importante ressaltar que cada concurso demanda conhecimentos específicos, conforme a carreira que o candidato pretenda seguir. O conteúdo programático vem descrito como anexo do edital.

Ainda assim, você pode começar a preparação antes mesmo da chamada oficial. Isso porque existem matérias curinga, ou seja, que caem em toda seleção pública.

Você vai ter que se aprofundar em Língua Portuguesa, com certeza. Além disso, procure estudar tópicos de Legislação.

Na dúvida sobre quais leis conhecer, consulte o edital do concurso passado para ter uma noção melhor. Professores, por exemplo, devem saber sobre políticas pedagógicas e legislação relacionada à Educação.

Dependendo do cargo, ainda entram na prova questões de Informática e de Raciocínio Lógico.  

Precisa de mais dicas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de como se preparar para concurso público. Todo mês tem conteúdo gratuito chegando na sua caixa de mensagens. Aproveite!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.