Home Dicas de Estudo Concurso público em 25 dicas: Tudo que você precisa saber para se...

Concurso público em 25 dicas: Tudo que você precisa saber para se preparar

329
0
Compartilhe

A carreira pública pode ser um caminho muito promissor. Porém, passar num concurso requer dedicação. São meses de planejamento, estudo e muita energia empregada nesse desafio. Você sabe o que fazer para conquistar a tão almejada aprovação?

Como estudar para concurso público: 25 dicas

Faz alguns anos que nós trazemos dicas, aqui no blog, para quem resolveu entrar na lida concurseira. Hoje compilamos essas informações nas 25 dicas abaixo. Acompanhe o post e, se quiser, acesse os links para se aprofundar nos pontos de seu interesse. Nós garantimos que você vai aprender algo novo!

  1. Antes de encarar o desafio de estudar para concurso, certifique-se de que você tem aptidão para o cargo público. Salário alto e estabilidade na carreira não são os únicos atrativos de um trabalho. Também se deve gostar da atividade.

  2. Procure encontrar o concurso certo para o seu perfil. A escolha depende do tempo disponível para estudar e de suas aspirações futuras. Talvez uma vaga no âmbito municipal seja um bom começo, antes de partir para opções mais concorridas.

  3. Crie um ambiente de estudos adequado, pois você vai passar muitas horas ali. O lugar deve ser silencioso, confortável e bem-iluminado. De preferência, corte distrações: deixe o celular no modo avião e reduza seu tempo nas redes sociais.

  4. A preparação para o certame deve fazer parte de sua rotina. Se os seus horários ainda estão confusos, chegou o momento de organizar a agenda. Reserve uma parte do dia, todos os dias, para se dedicar exclusivamente a essa tarefa.

  5. Não se preocupe tanto com a quantidade de horas em frente às apostilas. O mais importante é a qualidade do processo. No fim das contas, o que vale é desenvolver habilidades e adquirir conhecimento sobre o conteúdo pesquisado.

  6. Não basta assistir às aulas e ler os textos de referência. Resolver exercícios também contribui para o seu aprendizado. Procure responder questões de provas anteriores para fixar melhor a matéria na cabeça. E não se esqueça das técnicas de revisão!

  7. Alimentos gordurosos consomem muita energia do corpo durante a digestão. Assim, você perde o ânimo e não consegue dar o seu melhor nos estudos. A dieta concurseira se baseia num cardápio leve, com frutas, cereais, peixe e bastante água.

  8. Atividade física é igualmente importante. Ela facilita a oxigenação do cérebro e até estimula a criatividade! Meia hora diária de caminhada é suficiente para você atingir resultados satisfatórios. Ainda, vale a pena investir na ginástica laboral para evitar dores nas costas e nas articulações.

  9. Completando a lista de cuidados com o corpo, lembre-se de dormir bem. O sono reparador vai recarregar suas baterias, garantindo que o dia seguinte seja produtivo. Além disso, ele contribui para a manutenção da memória e a consolidação do aprendizado.

  10. Vá com calma no café. O estimulante natural, quando consumido em excesso, pode causar inquietação, complicações cardíacas e insônia. Sem contar que existem horários específicos para a bebida fazer efeito. Ou seja: quando bater o cansaço, simplesmente descanse.

  11. Às vezes você pode sentir que a preparação para concurso público não está rendendo como deveria. Nesse caso, experimente alguma técnica para potencializar os estudos. Ler em voz alta ou alternar entre atividades diferentes são maneiras de estimular o cérebro.

  12. Algumas disciplinas são mais difíceis que outras – e está tudo bem! Tenha paciência para compreender o conteúdo. É provável que você precise dedicar um tempo extra aos tópicos espinhosos, então sua sensação de progresso pode ficar comprometida.

  13. Deixar a matéria complicada para depois só vai adiar o inevitável. Portanto, nada de procrastinação! Enfrente o desafio de uma vez. Quanto antes você começar a estudar as disciplinas “duras”, mais tempo terá para dominar aqueles assuntos.

  14. Falando em tempo, existe uma estratégia para aproveitá-lo ao máximo: estudar antes do lançamento do edital. Como alguns temas são recorrentes em todos os concursos públicos, vale a pena ler sobre eles, ainda que não exista uma chamada oficial para o certame.

  15. De qualquer modo, o edital é o documento que guiará todas as suas decisões posteriores. Ele traz as regras do processo seletivo, as datas importantes, as atribuições da vaga a ser preenchida e, claro, o conteúdo programático da prova.

  16. Questões de Língua Portuguesa sempre caem em concurso e, muitas vezes, têm peso decisivo na pontuação final. Sendo assim, se você realmente busca a aprovação para trilhar uma carreira pública, tem que conhecer a gramática normativa nos mínimos detalhes.

  17. Noções de legislação são outro ponto cobrado. Aqui, vale a pena recorrer ao dicionário para decifrar os termos técnicos. Outra dica é entender o contexto histórico e social no qual a lei foi redigida. Coragem, que você consegue!

  18. Organizar-se na véspera da prova diminui as chances de imprevistos. Separe canetas, documento de identificação e todo o material necessário. Planeje a rota para chegar ao local de aplicação sem atrasos. E, por favor, tente repousar direitinho.

  19. A ansiedade para o “Dia D” é supernormal. Você só não pode se deixar dominar pelos sentimentos ruins. Invista em mecanismos de relaxamento, como meditação, atividade física ou mesmo uma longa conversa com os amigos. Desabafar as angústias dá um alívio…

  20. O concurso público é um teste de conhecimento, mas também uma luta contra o relógio. Reserve pelo menos meia hora para preencher a folha óptica do gabarito e conferir se o cartão de respostas está assinado.

  21. Há truques para elevar a probabilidade de acertos em provas de múltipla escolha. Identificar generalizações ou respostas antagônicas serve para eliminar algumas alternativas. Dica: conheça a banca organizadora com antecedência e faça simulados para se acostumar com o estilo de avaliação.

  22. Raras são as pessoas que passam de primeira num concurso. A concorrência é grande e tem muita gente veterana no páreo. Por isso, não desanime. Cada certame funciona como uma oportunidade para você ganhar mais experiência e trabalhar a autoconfiança.

  23. Aliás, quer conhecer os segredos de quem foi aprovado em primeiro lugar? Estudar todos os dias, revisar o conteúdo regularmente e participar de vários processos seletivos estão entre as táticas desse pessoal. Nada muito diferente do que sugerimos até agora. 😉

  24. A pressão para passar num concurso público pode ser grande. Cuidado para não prejudicar sua saúde mental! Sinais de estresse, estafa e até mesmo depressão devem ser tratados para não se tornarem um obstáculo. Se necessário, procure ajuda profissional.

  25. Tenha em mente que, sim, é possível estudar e ter vida social ao mesmo tempo. Mas há limites. Troque a balada por um programa light, como um almoço com a turma, para resguardar as forças. E, quando o dia a dia estiver corrido demais, mande mensagens de texto às pessoas queridas. Assim vocês não perdem completamente o contato.

Então, gostou das dicas? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Fique à vontade para assinar nossa newsletter e receber por e-mail novidades sobre preparação para concurso público. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.