Home Dicas de Estudo Como estudar Atualidades para o concurso público?

Como estudar Atualidades para o concurso público?

661
0
Compartilhe
Como estudar Atualidades para o concurso público?
Como estudar Atualidades para o concurso público?

Alguns concursos públicos preveem prova de Atualidades no edital. Essa parte do certame acaba suscitando dúvidas, já que não existe um conteúdo programático definido. Ou seja, muita gente não sabe de onde partir para estudar adequadamente.

O que fazer, então? Fique conosco, que temos algumas dicas.

O que cai na prova de Atualidades do concurso público?

Todo início de ano é a mesma história: os sites especializados em concurso listam uma série de temas atuais que podem cair na prova. São pautas de interesse público ou que estão na mídia, como política internacional, crise econômica, meio ambiente e por aí vai.

Trata-se de uma aposta. No fim das contas, só mesmo a banca organizadora sabe quais serão as questões trabalhadas. Ainda assim, a característica factual das notícias acaba direcionando o olhar justamente para as questões que estão sendo discutidas naquele momento.

Pergunte-se: quais são os assuntos que repercutem em todas as esferas da sociedade? Quais temáticas, antes pouco discutidas, agora estão nas rodas de debate e nos noticiários? Esse pode ser um bom ponto de partida para prever o que será cobrado na prova de Atualidades.

Como se preparar para a prova de Atualidades

Mas, diante da incerteza, será que a preparação continua possível? Claro que sim. Abaixo, reunimos algumas dicas que vão ajudar você. Aproveite!

  1. Acompanhe as notícias

Em se tratando de Atualidades, o noticiário (nacional e internacional) será o seu melhor amigo. Portanto, acompanhe as notícias regularmente. Vale até reservar um tempo diário na sua agenda de estudos para dedicar-se a essa tarefa.

  1. Varie as fontes

É importante informar-se a partir de mais de um veículo de imprensa. Assim, você confere diversos pontos de vista, já que cada empresa segue uma linha editorial diferente. Aliás, variando as fontes, dá para perceber quais são os temas mais relevantes – aqueles que estão em todo lugar.

  1. Passe por todas as editorias

Talvez você não se interesse tanto pelos conflitos no Oriente Médio ou pelas políticas de segurança pública no Norte do Brasil. Porém, se esses assuntos recebem atenção da mídia, é sinal de que podem cair na prova de Atualidades. Ou seja: deixe suas preferências pessoais um pouco de lado. Leia sobre o que o mundo considera importante.

  1. Fuja das fake News

Boatos circulam rapidamente pela rede (alguns deles, inclusive, espalham mentiras sobre concursos públicos). Nesse cenário, desconfie do conteúdo que você encontra nas mídias sociais. Prefira atualizar-se a partir de fontes confiáveis: telejornais, revistas semanais de grande circulação e portais de notícias reconhecidos. Na dúvida, você também pode recorrer a serviços de checagem de histórias, como o Aos Fatos e o E-Farsas.

  1. Preste atenção aos colunistas

Os jornais e portais de notícias têm espaços dedicados a textos opinativos. Nessas áreas, os colunistas acabam trazendo sua perspectiva pessoal sobre pautas atuais. Fica a dica: se algo está no radar desses formadores de opinião, pode estar na mira dos organizadores do certame.

  1. Escreva sobre o que você leu

Uma ótima maneira de testar seu conhecimento sobre atualidades é escrevendo. Selecione uma reportagem como texto de referência e tente argumentar em cima daquele acontecimento. Essa é, ainda, uma estratégia bastante usada por quem enfrentará prova de redação.

Gostou das dicas? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Se você quer mais informações sobre preparação para concurso público, aproveite para inscrever-se em nossa newsletter! Traremos novidades em breve. Até lá e bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.