Home Cursos e Concursos Tenho mais de 50 anos. Devo tentar concurso público?

Tenho mais de 50 anos. Devo tentar concurso público?

203
0
Compartilhe

Não existe idade limite para ingressar na carreira pública. Porém, a aposentadoria compulsória aos 75 anos acaba sendo determinante para quem tenta concurso depois dos 50. Hoje vamos conversar sobre os prós e contras de estudar para um certame a essa altura da vida. Fique conosco!

Por que investir num concurso depois dos 50 anos

Bem sabemos que o mercado de trabalho pode ser cruel com profissionais experientes. Num cenários de crise econômica, as empresas tendem a demitir os funcionários mais antigos, pois eles “custam demais”. Então, quando percebe, o trabalhador se vê disputando um novo emprego com jovens recém-saídos da faculdade.

Diante dessa situação, o concurso público abre um caminho mais seguro para quem já suou a camisa por tantos anos. A estabilidade e a remuneração acima da média – se comparada aos salários da iniciativa privada – são ótimos atrativos para quem sustenta uma casa e, provavelmente, ainda tem filhos para criar.

Claro que se tornar servidor exige esforço. Acima de tudo, a pessoa precisa ter aptidão para o cargo: entender de legislação, lidar bem com rotinas e não ter medo de burocracia.

Em seguida, deve-se estabelecer um cronograma de estudos. Retornar às apostilas depois de tanto tempo longe da escola costuma ser um desafio, mas garantimos que é possível. Aliás, quem já passou dos 50 também tem vantagens, como maturidade suficiente para organizar os próprios horários, determinar prioridades de vida e agir em busca dos objetivos pessoais.

Aposentadoria compulsória: vale a pena tentar cargo público?

Agora vamos a uma questão prática: os rendimentos da aposentadoria. Digamos que você já tenha passado dos 50 e resolva preparar-se para um concurso. Levará uns meses até o lançamento do edital, o que por si só desperta a ansiedade em muitos candidatos. E, mesmo que a prova ocorra logo, o intervalo entre a aprovação no certame e a nomeação para o cargo pode demorar até quatro anos.

Além disso, convenhamos que nem todo mundo passa de primeira. Você provavelmente terá que se submeter a mais alguns processos até conseguir uma vaga no serviço público. Embora não exista uma média, estima-se cerca de três anos de tentativas para alguém conquistar um posto de nível superior.

Resumindo, a opção pelo concurso não é uma solução imediata. Só que, quando se está planejando o futuro, cada segundo conta.

Quanto mais tarde ingressar na esfera pública, menos tempo de contribuição à Previdência você terá até os 75 anos, idade na qual os servidores são compulsoriamente aposentados. Ainda que exista a possibilidade de averbação dos valores pagos ao INSS anteriormente, o benefício final pode ficar num patamar inferior ao desejado.

Também devemos mencionar os adicionais por tempo de serviço e o próprio plano de carreira, que prevê aumentos progressivos de salário. Quem chega depois avança menos degraus. Assim, o cálculo da aposentadoria é realizado com base numa quantia mais baixa.

Portanto, faça as contas. Verifique se o acréscimo nas finanças compensa o esforço de se dedicar a um concurso público após os 50 anos de idade.

Se a resposta for positiva, continue acompanhando nosso blog. Sempre trazemos dicas para deixar você mais perto da aprovação. Bons estudos e até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.