Home Dicas de Estudo Concurso público: Melhore o rendimento na prova com estas 5 dicas

Concurso público: Melhore o rendimento na prova com estas 5 dicas

284
0
Compartilhe
Concurso público: Melhore o rendimento na prova com estas 5 dicas
Concurso público: Melhore o rendimento na prova com estas 5 dicas

Prova de concurso público é aquela pressão: em poucas horas, você testa o conhecimento adquirido durante meses (ou anos) de estudos. Por isso, muita gente trava diante das questões e não consegue atingir o desempenho esperado.

Está nesse grupo? Então você precisa acompanhar as dicas de hoje.

Como melhorar o rendimento na prova do concurso público

Volta e meia, aqui no blog, retomamos a pauta da inteligência emocional. Isso porque serenidade e foco são habilidades fundamentais de quem tenta a carreira pública. Mais que uma prova de noções teóricas, o concurso também avalia a capacidade de a pessoa permanecer atenta, apesar da ansiedade.

Mas é claro que, além da autoconfiança, alguns macetes contribuem para melhorar o rendimento no certame. É dessas dicas práticas que vamos falar a seguir. Confira:

  1. Preste muita atenção a cada questão

Às vezes o enunciado da questão seguinte pode responder à pergunta anterior. Portanto, não se preocupe em ler rapidamente para ganhar tempo. Em vez disso, observe cada detalhe. Caso preferir, sublinhe os pontos importantes do texto para recuperar o fio da meada mais tarde. Esse cuidado vai elevar bastante suas chances de acerto.

  1. Nunca estacione numa pergunta

Quando a pergunta estiver muito difícil, ou se você não souber a resposta logo de cara, pule para a próxima. É preferível garantir, primeiro, os acertos das questões que você realmente domina. Enquanto isso, sua mente vai continuar trabalhando e absorvendo novas informações.

Em seguida, retorne aos pontos em aberto e encare-os com calma. Vai que um enunciado no fim do caderno tenha ajudado você a resolver uma questão lá do comecinho, né?

  1. Não desconfie das questões

Sim, alguns concursos públicos têm pegadinhas, mas essa não é uma regra. Se você pensar demais sobre cada questão (o que os anglofalantes chamam de overthinking), vai encontrar pelo em ovo e ficar com mais dúvidas que certezas.

É por esse motivo que sugerimos a resolução de provas anteriores como método de preparação. Elas servem para acostumar você ao estilo da banca avaliadora.

  1. Aproveite o momento

Em vez de pensar no certame como um obstáculo a ser vencido, perceba-o como um caminho a ser trilhado. Isso significa curtir o momento, sem pressa de entregar logo a prova e ser o primeiro a sair da sala.

Ou seja: leia e releia as questões. Responda a tudo com o máximo de convicção que conseguir. Por fim, preencha a folha óptica com cuidado. Lembre-se de que, administrando o tempo com sabedoria, você poderá fazer tudo isso sem se afobar.

  1. Respire

Técnicas de meditação e mindfulness auxiliam os candidatos mais dispersos a se concentrar. Nas horas de aflição, basta fechar os olhos, inspirar profundamente e soltar o ar aos poucos. Experimente fazer isso antes da aplicação, ou mesmo durante a prova, por um minutinho ou dois. É como dar um reset na cabeça.

Gostou das dicas? Esperamos que o conteúdo de hoje permita a você melhorar seu rendimento no próximo concurso. Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades! Em breve, traremos mais informações para colaborar na sua preparação. Bons estudos e até breve!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.