Home Cursos e Concursos Etiqueta concurseira: como se comportar durante a prova

Etiqueta concurseira: como se comportar durante a prova

121
0
Compartilhe

O dia da prova talvez seja o período de maior adrenalina no concurso público. Com ânimos alterados e muita ansiedade pairando no ambiente, qualquer gesto inadequado que você fizer pode despertar incômodo nos demais candidatos. Portanto, vale a pena observar algumas regras de etiqueta na sala de aplicação do certame.

Regras de etiqueta para concurso público

Conversas paralelas são o primeiro ponto. Tem quem goste de puxar papo com os colegas antes do início da prova – seja para passar o tempo, seja para aliviar o nervosismo. Porém, outras pessoas preferem se concentrar em silêncio. Na dúvida, melhor ficar de boca fechada.

Esse cuidado se estende para o momento da saída. Ao terminar a prova, deixe para conversar com alguém apenas quando você estiver longe do local de aplicação. Isso porque o zunzunzum nos corredores pode atrapalhar quem ainda estiver resolvendo as questões.

Os lanches são outro elemento que você deve considerar, também por causa dos ruídos. Muitos editais permitem aos candidatos levar comida para dentro da sala, geralmente em pacotes fechados. Mas você já tentou abrir um salgadinho enquanto todo mundo ao seu redor está quieto? É um barulhão danado!

Claro que alimentar-se é importante, principalmente nos processos seletivos mais longos. Ainda assim, procure alternativas silenciosas para matar a fome. Troque a latinha de refrigerante pela garrafa plástica de água. Já os alimentos podem ser levados fora da embalagem, num pote transparente, facilitando o manuseio.

Discrição é tudo, em se tratando de concurso público. Quanto menos atenção você chamar, menos distrações haverá.

Por exemplo, caso surja uma dúvida em relação ao preenchimento da folha de respostas, nada de falar em voz alta ou de levantar-se do lugar! Erga a mão, que o aplicador ou o chefe de sala irão ao seu encontro para conversar baixinho.

O mesmo vale para quando você tiver que ir ao banheiro. Aguarde sua vez e, podendo sair, faça isso com bastante calma, sem bater porta. (Aliás, é bem provável que haja a companhia de um fiscal durante o trajeto. Não se assuste!)

As roupas são o último item na nossa lista da etiqueta concurseira. Não que exista uma indumentária específica para o certame, mas é que certas peças são particularmente ruidosas. Jaquetas cheias de zíperes de metal, sapatos de salto que ecoam a cada pisada, brincos e pulseiras… Se fazem barulho, guarde-os para uma ocasião mais festiva. Quem sabe a comemoração pela nomeação no cargo público?

Preparação na véspera da prova ajuda a relaxar

Nós reconhecemos que manter um comportamento natural pode ser difícil numa situação de pressão como o concurso. Portanto, a preparação para essa etapa tão crucial de sua vida precisa acontecer aos poucos.

Cultive bons hábitos às vésperas da prova: monte um kit com o material necessário, separe uma roupa confortável e faça refeições leves. Também vale planejar o deslocamento para evitar atrasos, como já explicamos aqui no blog. Vai que haja um congestionamento na rua, né?

Acima de tudo, tente relaxar. O mais difícil você já fez: encarou as apostilas e aprendeu o conteúdo. Agora só resta ter calma para mostrar à banca o quanto você sabe.

Esperamos que nossas dicas de etiqueta para concurso público tenham sido úteis. Se você gostou do conteúdo de hoje, assine nossa newsletter! Sempre trazemos novidades a quem está se preparando para as provas. Bons estudos e até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.