Home Dicas de Estudo Passo a passo – Como montar um plano de estudos para concurso...

Passo a passo – Como montar um plano de estudos para concurso público

446
0
Compartilhe

O plano de estudos é fundamental na preparação para concurso público. Com esse recurso, você organiza seus horários, determina as disciplinas prioritárias e mantém uma rotina constante de leituras e revisões. Tal esforço aumentará bastante suas chances de aprovação.

Dicas para montar um plano de estudos supereficiente

Quer saber o que fazer para ajustar o cronograma à correria do seu dia a dia? Então confira o passo a passo a seguir. Se necessário, acesse os links ao longo do texto e se aprofunde em cada assunto. Boa leitura!

  1. Saiba quais matérias estudar

Primeiro, analise o edital do concurso para verificar quais disciplinas estão previstas no conteúdo programático. Liste todos os tópicos e vá atrás de material didático específico, ou então de um curso preparatório que cubra esses temas.

A chamada oficial ainda não saiu? Sem problemas. É possível preparar-se para o certame antes mesmo da publicação do edital. Basta consultar as provas anteriores para conhecer as matérias recorrentes.

  1. Organize um quadro de atividades

Agora, arranje um período fixo do dia para dedicar-se aos estudos. A quantidade de horas vai depender de seu tempo livre. (Não se esqueça que, além do trabalho e das tarefas domésticas, deve-se reservar uma parte da jornada para atividades físicas e de lazer.)

Digamos que você consiga três horas diárias para estudar. Dentro desse turno, monte um quadro-horário das disciplinas, como se faz na escola. Distribua-as em blocos de meia hora, por exemplo, reservando mais tempo para o conteúdo difícil ou para as matérias que tenham peso maior na prova.

  1. Estabeleça um ritual de estudos

É importante manter a rotina para o plano de estudos funcionar. E como os melhores hábitos se criam? Com repetição.

Portanto, siga à risca seu quadro-horário. Se a terça-feira for dia para ler a apostila de Língua Portuguesa, então estude Língua Portuguesa. Não é o momento de se envolver com Direito Constitucional ou Matemática.

Além da constância nas atividades, procure manter o ambiente confortável e faça pequenas pausas para exercícios laborais. A mente só funciona quando o corpo também está legal.

  1. Reserve tempo para as revisões

Tão importante quanto ler matéria nova é revisar o conteúdo para fixá-lo na cabeça. Por isso, seu plano de estudos deve prever períodos de revisão.

Que tal usar a última hora da sexta-feira para revisitar todas as anotações da semana? Assim, você refresca sua memória.

Ainda, vale submeter-se a uma prova simulada uma vez por mês. O simples fato de resolver questões dos concursos passados ajuda a treinar para o grande dia. Sem contar que você descobre quais assuntos está dominando e quais ainda tem que aprender.

  1. Ajuste seu método de aprendizagem

Existem diversas técnicas para aprender mais rápido, para potencializar o aprendizado e, claro, para otimizar o tempo dedicado a essa tarefa. Porém, nem todas funcionam para todo mundo. Cabe a você experimentar os diferentes métodos até encontrar aqueles que forem mais satisfatórios.

Talvez as primeiras semanas de preparação para o concurso demandem alguns ajustes, tanto na rotina quanto no plano de estudos em si. Ainda assim, aos poucos, você vai encontrando seu ritmo e acostumando-se à nova realidade.

Gostou das dicas? Então confira nosso post sobre as datas importantes na agenda do concurseiro! E aproveite para cadastrar-se em nossa newsletter. Em breve, traremos outras informações para ajudar você a ingressar na carreira pública. Até breve!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.