Home Cursos e Concursos Tenha mais prazer nos estudos com estas dicas

Tenha mais prazer nos estudos com estas dicas

96
0
Compartilhe

Digamos que você tenha encontrado o concurso dos sonhos – aquele que é a sua cara e vai dar início a uma carreira na sua área de formação. Ainda assim, pode haver dias ruins na rotina preparatória. Algumas matérias serão desinteressantes, ou pouco atrativas… Chatas, mesmo. Nesse caso, o desafio é encontrar prazer nos estudos apesar das adversidades.

Segredos para ter mais prazer nos estudos

Cientistas da Universidade de Chicago observaram como as pessoas reagiam a tarefas matemáticas. O resultado impressiona. Exames de imagem indicaram que, quando um sujeito tinha dificuldades com essa disciplina, a área de seu cérebro relacionada à dor era ativada antes mesmo de o paciente tentar resolver os exercícios.

Isso indica que a antecipação do problema pode causar sintomas reais de desconforto. Portanto, você não deve encarar os estudos como uma atividade penosa. Se cada lição for um martírio, dificilmente haverá progresso (ou seja, aprendizado real). Aí, as chances de passar no concurso despencam.

Como resolver a situação? Encontrando motivos para sorrir – ou, pelo menos, para não chorar – entre cadernos e apostilas. Confira algumas dicas.

Busque sua motivação

A perspectiva de um emprego estável, com um bom salário, pode ser o melhor incentivo para os estudos. Sempre que bater o desânimo, lembre-se de seu objetivo. A recompensa depois de todo o esforço vai ser muito prazerosa, com certeza.

Saiba mais: Ainda não passou em concurso? Veja 5 dicas de motivação

Crie uma rotina

Já dissemos, aqui no blog, que a chave para encarar o conteúdo mais difícil é simplesmente começar. Claro que dá vontade de jogar as tarefas para depois, mas procrastinação nunca foi amiga de estudante. Organize-se e reserve um horário fixo para ler as apostilas, fazer os exercícios e revisar a matéria. Seguindo esse esquema todos os dias, a “obrigação” vai se tornar um hábito como almoçar ou tomar banho.

Quebre o estudo em ciclos

Tarefas longas são cansativas. Para ter mais prazer nos estudos, incorpore intervalos para descansar. Por exemplo, leia a apostila durante 20 minutos. Em seguida, tire cinco minutinhos para tomar água ou ouvir uma música e, então, repita o processo. Essa prática torna a atividade quase como um game no qual você recebe um pequeno prêmio após cada fase.

Saiba mais: Técnica Pomodoro aumenta a produtividade nos estudos

Cuide da saúde

Um corpo dolorido é uma péssima morada para a mente estudiosa. E o incômodo físico pode ser resultado de muitas horas na mesma posição. Sendo assim, mexa-se: pratique ginástica laboral, ou mesmo um treino mais pesado. Além disso, saiba que alimentação saudável e boas noites de sono também melhoram o rendimento.

Não se cobre tanto

Nenhum maratonista corre 42km de primeira. É preciso dar um passo de cada vez e acostumar-se a distâncias progressivamente maiores. Trazendo a analogia à preparação para concurso público, tenha em mente que você não vai aprender tudo da noite para o dia. O cérebro precisa de tempo para fortalecer novos padrões neurais.

Isso posto, exercite a paciência e a persistência. Em breve, os estudos estarão mais leves e até prazerosos. Pode confiar.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Quer mais dicas sobre concurso? Siga de olho no blog do Andresan. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.