Home Dicas de Estudo Dicas de leitura: 5 livros para inspirar concurseiros

Dicas de leitura: 5 livros para inspirar concurseiros

102
0
Compartilhe

Você já tem tantas apostilas para ler e nosso blog vem com mais dicas de leitura? Calma, que nem só de conteúdo programático se faz a preparação para concurso público. Nos intervalos entre uma lição e outra, é bom mudar a temática para distrair a cabeça ou, quem sabe, conquistar mais motivação para os estudos.

Livros que todo concurseiro deve ler

A lista abaixo traz títulos importantes da área de desenvolvimento pessoal. Pensamos neles para ajudar você a organizar a rotina, ganhar produtividade e melhorar o foco em busca de seus objetivos. Tá precisando de uma dose extra de inspiração? Então aproveite!

  1. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Praticar atividades físicas, melhorar o rendimento no trabalho e até poupar dinheiro são práticas importantes, mas que nem sempre conseguimos executar. Isso porque nossos pequenos vícios do dia a dia se voltam contra nós.

O bestseller ensina por que algumas pessoas têm mais dificuldade que outras em mudar seus hábitos ruins. Esse é o primeiro passo para encarar o problema e, a partir daí, buscar a superação.

  1. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland e J.J. Sutherland)

O Scrum é uma metodologia inicialmente pensada para gestão de projetos. Porém, os autores perceberam que essa estratégia se aplica a outros segmentos da vida. Na nossa opinião, a preparação para concurso público entra na lista.

O segredo está em dividir a rotina em ciclos, chamados Sprints. Cada ciclo possui um conjunto de atividades que devem ser realizadas dentro de um tempo específico. Essa abordagem pode ser ótima para otimizar seu cronograma de estudos.

  1. Desperte Seu Gigante Interior (Tony Robbins)

O autor, especialista em neurolinguística, revela uma espécie de manual de funcionamento do cérebro humano. Ele apresenta estudos de caso e propõe exercícios para aprimorar a comunicação, controlar as emoções e acabar com os padrões de autossabotagem.

Ou seja: essa dica de leitura é para você adquirir mais confiança, impedindo que a ansiedade e o desânimo se tornem obstáculos. As transformações serão sentidas tanto nos aspectos profissionais quanto no âmbito pessoal.

  1. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

Essa é mais uma obra que demonstra como a mudança de mentalidade pode trazer bastante crescimento. Com base em sete passos, associados a histórias reais, o livro descortina caminhos para que possamos fazer escolhas positivas.

Vale lembrar que autoconhecimento e inteligência emocional são qualidades essenciais do concurseiro. É preciso trabalhar esse lado para ter serenidade na hora da prova, o que aumenta as chances de um bom desempenho.

  1. A Coragem de Ser Imperfeito (Brené Brown)

Falando em emoções, não podemos ter medo da possibilidade do fracasso. Afinal, nossos tropeços nos ensinam tanto quanto as vitórias. (Quem já tem experiência em concurso público sabe como passar de primeira é um fenômeno raríssimo!)

A pesquisadora Brené Brown realizou um estudo extenso sobre vulnerabilidade e descobriu que as pessoas têm vergonha de parecer incapazes. No entanto, é justamente aceitando as falhas que você consegue se desafiar para seguir adiante com plenitude. Fica a dica.

Gostou das nossas sugestões? Conhece algum desses livros, ou indica outros igualmente interessantes? Deixe um comentário! E não se esqueça de acompanhar as novidades do blog do Andresan. Em breve, traremos novidades para quem quer ingressar na carreira pública. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.