Home Cursos e Concursos Como acompanhar o resultado do concurso público

Como acompanhar o resultado do concurso público

133
0
Compartilhe
Como acompanhar o resultado do concurso público
Como acompanhar o resultado do concurso público

Passar no concurso é apenas a primeira etapa do ingresso na carreira pública. Após a aprovação, ainda tem a nomeação ao cargo, publicada no Diário Oficial. Apenas depois disso você consegue assumir o posto.

Mas atenção: ninguém vai enviar o resultado do certame por e-mail, muito menos telefonar para dizer se você conseguiu o emprego. Acompanhar as notícias é responsabilidade de cada candidato.

Passo a passo para conferir as atualizações do concurso público

Já imaginou conquistar a vaga, mas perder o período da posse? Esforço desperdiçado, hein? Por isso, você deve se organizar para conferir as novidades relativas ao concurso. Veja só:

  1. Leia o edital com atenção

O documento oficial estipula todas as regras do processo. Ali constam os requisitos para desempenhar a função pública, o conteúdo que será cobrado na prova e as datas de cada etapa do concurso.

Lembre-se de visitar o site da instituição organizadora regularmente. Além da publicação original, pode haver retificações, com novas exigências e novos prazos. (Tá difícil decifrar a linguagem do edital? Acesse o link ao lado e tire suas dúvidas.)

A divulgação dos aprovados acontece assim que todas as fases do certame são encerradas.

  1. Destaque as datas importantes na agenda

Já falamos, aqui no blog, que a agenda do concurseiro deve ser montada tendo em vista algumas datas-chave. Além de organizar a rotina de estudos, essa companheira pode ajudar você a não se perder no calendário.

Marque os prazos do edital na sua agenda. Vale adicionar lembretes no celular, inclusive. Assim, você não se esquece de verificar os sites oficiais para ver as novidades.

Importante: algumas bancas alteram datas sem aviso prévio. Preste atenção a essas mudanças!

  1. Confira os canais oficiais de divulgação

O portal da instituição responsável pelo concurso será sua primeira referência. Porém, a nomeação ao cargo só vale depois de publicada no Diário Oficial (da União ou do Estado, dependendo do órgão em questão). Portanto, monitore também essa publicação. Ela está disponível gratuitamente, on-line.

  1. Observe a lista de espera

É comum que os primeiros colocados desistam da posse – seja porque passaram em mais de um concurso ao mesmo tempo, seja porque preferiram trabalhar em outra área. Independentemente do motivo, fica o alerta. Se você atingiu uma boa colocação, mas insuficiente para passar de primeira, aguarde.

As nomeações obedecem a uma lista de classificação. Talvez sua hora esteja chegando, só vai levar um tempo maior. Na dúvida, continue acompanhando o Diário Oficial.

  1. Tenha os documentos em mãos

Seu nome enfim apareceu no Diário? Ótimo! Agora você tem até 30 dias para tomar posse no cargo.

É nessa fase que são apresentados os documentos solicitados no edital, então tenha essa papelada pronta e separada numa pastinha. Alguns órgãos públicos também podem exigir a realização de exames médicos.

Providencie o que for preciso para ingressar na carreira dentro do prazo estipulado. Se demorar mais de um mês, a vaga irá para o próximo candidato da lista.

Viu como é fácil acompanhar o resultado do certame? Esperamos que o conteúdo de hoje seja útil para você. Se quiser receber mais dicas de preparação para concurso público, siga de olho no blog do Andresan. Até breve!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.