Home Cursos e Concursos É possível aprender mais rápido! Veja como

É possível aprender mais rápido! Veja como

490
0
Compartilhe
É possível aprender mais rápido! Veja como
É possível aprender mais rápido! Veja como

A preparação para concurso público pode assustar alguns candidatos. Às vezes, parece que há conteúdo demais a assimilar em pouco tempo. Será que existe uma maneira de acelerar o processo?

Bem, aprendizagem não é receita de bolo. Cada indivíduo tem um jeito próprio de lidar com a situação. Mas há dicas, sim, que podemos dar para você melhorar o ritmo dos estudos. Com dedicação e um pouco de organização, sua produtividade vai aumentar! Acompanhe.

Aprender a aprender é primeiro passo para a produtividade

Em primeiro lugar, procure entender como você aprende. Existem diversas formas de aproximar-se de uma mesma matéria.

Lembre-se de sua vida escolar: as explicações da professora eram suficientes? Ou você precisava ler e reler as anotações para ir bem na prova? Isso pode dar uma pista de qual caminho seguir.

Se esse exercício não funcionar, experimente diferentes técnicas. Assista a aulas on-line. Leia apostilas na biblioteca, no ônibus ou em casa. Use truques de memorização. Com o tempo, você vai perceber quais métodos funcionam melhor.

Algumas pessoas são mais visuais: precisam montar mapas e esquemas para reter a informação. Outras preferem ouvir a fala de um professor. Tem quem não se incomode com barulho e quem necessite de silêncio total para se concentrar. Pode ser, ainda, que a chave para o sucesso esteja na mistura de todos esses elementos!

Organização ajuda a acelerar o ritmo dos estudos

O trabalho de autoconhecimento talvez seja demorado, de fato. No entanto, ele é essencial para você investir em métodos de estudo que realmente tragam resultado.

Depois vem a parte relativamente fácil. É hora de organizar a rotina. Planeje uma tabela de horários para ler as apostilas, assistir às videoaulas ou o que mais for necessário na sua preparação para concurso. Não se esqueça de dedicar períodos da semana à revisão do conteúdo, ou mesmo para resolver questões de exames passados.

O importante é seguir o cronograma à risca. Vai dar vontade de procrastinar, especialmente quando você encarar as matérias mais difíceis. Resista à tentação! Qualquer fuga do planejamento pode abalar o ritmo dos estudos.

Dicas finais para aprender mais rápido

Por fim, aqui vão algumas dicas extras para os estudos renderem mais. Aproveite!

– Faça as pazes com o relógio. O tempo pode ser seu amigo, desde que você saiba usá-lo da maneira adequada.

– Descanse. Aquela história de que quem dorme menos produz mais é papo furado. Chega um ponto no qual o corpo precisa recarregar as energias. Boas noites de sono serão indispensáveis para você reter o conhecimento, pois influenciam na disposição, no foco e na memória.

– Evite estimulantes. Cafeína em excesso pode ser prejudicial. Usar drogas como Ritalina, então, nem pensar: são perigosíssimas (tá tudo explicadinho no link ao lado).

– Ensine. Converse com um amigo sobre tudo o que você já aprendeu. Essa aula informal vale como um teste das próprias habilidades.

– Vá com calma. A preparação para concurso público é feita de etapas, da mesma maneira que uma maratona se faz um passo de cada vez. Seu grande objetivo, que é a aprovação, deve ser quebrado em metas menores, como finalizar a apostila em uma semana. Isso aumenta seu senso de progresso.

Esperamos que nossas dicas para você aprender mais rapidamente sejam úteis. Aproveite que chegou até aqui e acesse os links ao longo do artigo de hoje! Eles trarão outras informações relevantes. 😉

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.