Home Cursos e Concursos Estude à noite sem pegar no sono

Estude à noite sem pegar no sono

435
0
Compartilhe
Estude à noite sem pegar no sono
Estude à noite sem pegar no sono

Trabalhar dois turnos, voltar para casa e ter que estudar à noite é a realidade de muitos concurseiros. Sobram tempo curto e bastante cansaço. Nesse cenário, aprender matérias complicadas sem pegar no sono se torna o grande desafio.

Como enfrentá-lo? As dicas a seguir podem ajudar você. Aproveite!

Organize-se para estudar à noite

O segredo de toda preparação para concurso público está na disciplina. Antes de encarar as apostilas, monte um cronograma de atividades. Tanto faz se você tem uma, duas ou cinco horas para estudar. O importante é respeitar os horários e seguir essa rotina diariamente. Assim, cria-se o hábito e a produtividade aumenta.

Claro que o tempo escasso pode dificultar o progresso. Você vai avançar aos poucos, principalmente se gastar energia com tarefas desnecessárias. Sendo assim, a dica é otimizar os afazeres.

Por exemplo, que tal tirar o domingo para organizar seu material? Separe as apostilas, os cadernos e as canetas que serão usados a cada dia. Dessa forma, quando você chegar do trabalho, já terá tudo pronto para a noite de estudos. É só fechar a porta do quarto/escritório e começar.

Quem utiliza transporte público também tem a vantagem de ler no ônibus ou no metrô, a caminho de casa. Pode não ser o ambiente mais propício para assimilar o conteúdo, mas ao menos dá para ir se familiarizando com os assuntos recorrentes.

Outra estratégia para fazer a noite render é elaborar resumos das matérias. Sínteses escritas, flash cards e mapas mentais são técnicas interessantes para revisar cada tópico sem ter que reler todas as anotações. Método ágil para reter o conhecimento, hein?

Dicas para estudar sem cair no sono

Agora vamos à grande questão que ronda o estudo noturno: o sono. Não adianta lutar contra ele, pois o descanso é um elemento indispensável para o saber.

Expliquemos melhor. Enquanto dormimos, recuperamos a energia e fazemos a manutenção da memória. Portanto, sem uma noite de sono adequada, a tendência é que você perca o foco, não consiga acompanhar o ritmo das atividades e aprenda menos nos dias seguintes.

Sendo assim, nada de virar madrugadas estudando para concurso, ok? O ideal é que você estabeleça um horário-limite – digamos, 23h. Depois disso, será momento de fechar os livros, tomar um banho morno e enfiar-se embaixo das cobertas.

Tá, mas e se o cansaço bater cedo demais? Então seu esquema de estudos terá que sofrer alguns ajustes:

Faça intervalos. Inspirando-se na técnica Pomodoro, intercale períodos de atividade focada com uns minutinhos de descanso. Passar mais de uma hora seguida em frente aos livros tende a baixar a produtividade.

Mantenha o ambiente iluminado. As luzes fortes inibem a produção de melatonina, hormônio que regula o sono.

Tome café, mas com parcimônia. Uma xícara no início da noite talvez lhe dê um gás extra para estudar. Porém, lembre-se de que substâncias estimulantes não combinam com a madrugada. Excesso de cafeína no organismo pode causar insônia.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para orientar você na missão de estudar à noite. Reparou nos links ao longo do texto? Eles levam a outros posts com mais informações relevantes. Continue a explorar nosso blog e saiba tudo sobre preparação para concurso público!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.