Home Dicas de Estudo Como equilibrar estudo e lazer no dia a dia?

Como equilibrar estudo e lazer no dia a dia?

130
0
Compartilhe
Como equilibrar estudo e lazer no dia a dia?
Como equilibrar estudo e lazer no dia a dia?

Você encara as apostilas e só consegue pensar em terminar a lição para assistir a uma série. Depois, já em frente à TV, sente culpa porque deveria estar lendo sobre Direito Constitucional. Equilibrar estudo e lazer pode ser uma missão árdua, não só pelo tempo limitado, como pelas diferentes emoções que nos acometem durante o processo.

Hoje vamos dar dicas de como conciliar tantas demandas na sua agenda. Acredite: é possível se preparar para concurso público sem abrir mão da diversão.

Cronograma de atividades: ajustando estudo e lazer

Você só tem 24 horas no dia, então saiba aproveitá-las ao máximo. O bom e velho quadro de horários será seu melhor companheiro.

Liste todas as atividades que fazem parte de sua rotina, a começar pelo tempo de sono. Sim, você precisará dele para reter melhor o conhecimento.

O planejamento da semana também deve incluir a prática de exercícios físicos. Um corpo saudável garante mais disposição para os estudos.

Os horários que sobrarem talvez envolvam trabalho e tarefas domésticas. Aí, finalmente, sobra espaço à preparação para o concurso.

Nota-se que não se trata de um período tão longo assim, né? Por isso, recorra a métodos para otimizar o tempo e potencializar os resultados do estudo, sobre os quais já falamos aqui no blog. Acesse os links para conferir os detalhes. 😉

Uma boa dica para manter o ritmo é recorrer à técnica Pomodoro. Ela consiste em montar blocos de atividade focada (20 ou 30 minutos) com pequenos intervalos entre eles. Nessas folguinhas, dá para fazer um lanche ou conferir mensagens nas redes sociais.

Mas o breve descanso não constitui um momento de LAZER, certo? Portanto, reserve o fim do dia para o seu deleite pessoal. Use pelo menos meia hora para ver TV, ler literatura ou praticar um hobby. O ócio funcionará como uma recompensa pelo esforço.

Saúde emocional para equilibrar lazer e estudos

Organizar a agenda vai eximir você da sensação de que deveria estar fazendo outra coisa. Se é hora de estudar, estude. Se é hora de descanso, relaxe. Planejando bem, tem quem consiga inclusive manter a vida social durante a preparação para concurso.

Só que, infelizmente, algumas emoções são difíceis de controlar. Pode bater a ansiedade, por exemplo. Então não tem quadro de horários que dê jeito: sua produtividade cai e o cronograma fica todo embaralhado.

Frente à aflição e à angústia por eventos que ainda nem aconteceram, há o desafio de aproveitar o presente. Ou seja: você precisa cuidar de sua saúde mental.

Treinamentos de meditação e mindfulness podem contribuir para uma mente mais despreocupada. O mesmo vale para a atividade física e os hobbies, citados anteriormente.

Agora, se você sentir que não está conciliando as demandas como deveria, talvez seja melhor parar e reavaliar as suas prioridades. A carreira pública é a opção certa para o seu futuro? O sacrifício de agora compensa a vitória de amanhã?

Se as respostas forem positivas, respire fundo, reorganize a agenda e bola pra frente! A rotina de concurseiro é superar um obstáculo de cada vez até a aprovação.

Esperamos que o conteúdo de hoje ajude você a equilibrar estudo e lazer. Precisando de mais orientações, acesse os links ao longo do artigo. Eles remetem a outros posts que também podem ser úteis. Boa leitura!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.