Home Fique por dentro Prova de digitação em concurso: saiba como se preparar

Prova de digitação em concurso: saiba como se preparar

153
0
Compartilhe
Prova de digitação em concurso: saiba como se preparar
Prova de digitação em concurso: saiba como se preparar

Alguns concursos públicos aplicam prova de digitação aos candidatos. Essa é uma etapa eliminatória na qual são testadas as habilidades para transcrição de documentos oficiais. Se você vai prestar um certame dessa natureza, precisa de agilidade nos dedos, atenção aos detalhes e bastante foco para atingir um bom resultado. Continue conosco e confira dicas de como se preparar.

Como treinar para prova prática de digitação

O exame de digitação consiste na transcrição de um texto. É preciso copiar as palavras tal como elas aparecer no documento, sem erros de grafia, acentuação ou pontuação. E, claro, você deverá fazer isso dentro de um prazo determinado.

Parece difícil? Então aqui vão algumas orientações para lhe ajudar no treinamento.

  1. Cronometre a digitação

Um dos principais quesitos para a aprovação nessa etapa do certame é a velocidade da digitação. O ideal seria atingir um ritmo de 100 toques por minuto, pelo menos. Isso significa entregar 1.000 caracteres em dez minutos. Trabalho acelerado, hein?

Quanto mais ágeis os seus dedos, melhor. Ou seja, por enquanto não há muito mistério: o segredo é praticar até você vencer a corrida contra o relógio.

Importante: verifique, no edital do concurso, se há informações sobre o tamanho do texto a ser transcrito e o tempo disponível para a atividade. Também vale buscar provas anteriores para ter uma ideia do desafio.

  1. Preste atenção aos detalhes

A reprodução do material apresentado pela banca deverá ser fiel, tanto no conteúdo quanto na forma. Cada letra maiúscula, vírgula ou travessão precisam aparecer no produto final.

Portanto, lembre-se de que agilidade não é nada sem qualidade. Treine para corrigir os erros na hora. Trocou o b pelo v? Esbarrou numa tecla e saiu “estyá” em vez de “está”? Apague a palavra incorreta e corrija o equívoco antes de seguir adiante.

Se você aguardar para revisar o texto depois de escrever tudo, pode faltar tempo de prova. Algumas bancas inclusive descontam pontos por essa “produção extra”.

Ah, não se esqueça da formatação. Negritos, itálicos e paragrafações também são avaliados. Insira-os no texto conforme eles surgirem no documento original.

  1. Pratique exercícios laborais

O treinamento para a prova de digitação vai exigir bastante das suas articulações. Cuidado! Punhos e dedos podem sofrer Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Outro problema é a tendinite, uma inflamação dos tendões que causa bastante incômodo.

Os exercícios laborais são uma estratégia para evitar dores. Lembre-se de alongar as mãos antes e depois de estudar. Se necessário, peça auxílio de fisioterapeuta ou profissional de Educação Física para seguir um programa específico.

Algumas pessoas chegam a utilizar órtese (munhequeira) na tentativa de manter a ergonomia. Essa medida contribui para praticar digitação sem comprometer a saúde, mas também é sinal de que o esforço pode estar além da capacidade de seu corpo. Na dúvida, converse com um profissional.

Esperamos que as dicas de hoje sejam úteis na sua preparação para a prova de digitação. Se você gostou do conteúdo, continue de olho em nosso blog! Em breve, traremos mais informações sobre concurso público. Até lá!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.