Home Cursos e Concursos Benefícios da resolução de questões para fixar conteúdo

Benefícios da resolução de questões para fixar conteúdo

315
0
Compartilhe
Benefícios da resolução de questões para fixar conteúdo

Como é sua rotina de estudos para concurso público? Você lê as apostilas? Assiste a aulas on-line? Essas etapas são importantes, mas precisam do auxílio de exercícios de fixação do conteúdo. Só assim a gente aprende de verdade.

Uma ótima maneira de se atingir bons resultados na preparação para o certame é com a resolução de questões de provas anteriores. Hoje vamos ensinar os macetes dessa técnica. Fique conosco!

Por que a resolução de questões dá certo

Em primeiro lugar, resolver questões passadas ajuda você a conhecer o perfil da banca. Dá para entender o grau de detalhamento das perguntas, se elas são muito conteudistas ou se os avaliadores priorizam a aplicação da teoria.

Essa também é uma forma de elevar as chances de acerto. Isso porque, quando você se familiariza com o estilo do concurso, acaba descobrindo quais são os temas mais recorrentes. Aí, na hora do certame oficial, é bem provável que a matéria cobrada já esteja “firme” na sua cabeça. Às vezes acontece até de uma mesma questão antiga se repetir em provas novas!

Para completar, a resolução de questões serve para avaliar o seu desempenho. Comparando erros e acertos, você consegue direcionar melhor o seu plano de estudos, dedicando tempo extra aos tópicos mais difíceis.

Quantos exercícios resolver por dia?

O segredo não está tanto no número de perguntas que você responde, mas em como fazer isso. Por exemplo, existem cursos e até vídeos na internet especializados na resolução de questões de prova. Acompanhar as aulas é uma forma de familiarizar-se com a matéria, mas esse tipo de estudo passivo talvez não seja tão bom para fixar conteúdo.

Em paralelo às atividades de classe, é necessário agir com as próprias mãos. Isso significa realizar os exercícios sozinho, sem ajuda de terceiros.

Tente resolver o máximo de questões que conseguir. Pode começar devagarinho, com meia dúzia de tarefas.

Uma dica para potencializar os estudos é estipular metas: se a prova tem 80 questões, responda 16 por dia, sempre conferindo os resultados e verificando seus erros. Ao fim da semana, você terá trabalhado no certame inteiro!

Conforme o calendário avance, eleve sua meta progressivamente. Esse será um treino importante para você ganhar agilidade mental e gastar menos tempo com cada enunciado.

Resolução de questões guiada por quem entende

Como visto, a resolução de questões dos concursos anteriores pode ser uma excelente ferramenta de estudo. Porém, o que fazer quando o índice de erros continua alto demais? Não dá para chutar alternativas até gabaritar a prova, né?

Mais que identificar falhas, você deve compreender o conteúdo. É para isso que existem os cursos do professor Andresan.

Estamos com pré-inscrições abertas no Extensivo de Resolução de Questões para a banca do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Essa entidade organiza certames para o IBGE, bem como órgãos municipais e estaduais em todo o Brasil.

No curso, você vai aprender a reconhecer o estilo da banca, além de ampliar seu conhecimento de uma maneira estratégica e prazerosa. Acesse o formulário e garanta sua pré-inscrição. É grátis. 😉

Ah, e continue de olho em nosso blog. Toda semana, trazemos novidades para quem quer ingressar no serviço público. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.