Home Cursos e Concursos Aprenda 3 técnicas para potencializar os estudos

Aprenda 3 técnicas para potencializar os estudos

1066
0
Compartilhe
Técnica Mnemônica: memorize mais conteúdo
Técnica Mnemônica: memorize mais conteúdo

Você lê e relê as apostilas, mas nada de reter a informação na cabeça? Talvez seja hora de estudar melhor. A seguir, vamos apresentar três técnicas para aprender o conteúdo de verdade. Essas dicas serão estratégicas na sua preparação para concurso público.

Técnicas para estudar melhor (de acordo com a neurociência)

Uma recente reportagem da BBC News Brasil explica como potencializar os estudos. As dicas são baseadas em investigações científicas, levando em conta o funcionamento do nosso cérebro. Confira as recomendações dos pesquisadores.

  1. Recite em voz alta o que você leu

Quando lemos um texto, estamos criando novas conexões entre os neurônios. Porém, se não praticarmos o que aprendemos, a memória recente vai embora logo.

É por isso que não basta sublinhar a apostila ou fazer resumos da matéria. Você deve recordar-se ativamente do que foi assimilado.

Primeiro, leia o texto. Grife as partes importantes e anote palavras-chave. Em seguida, tente explicar o conteúdo em voz alta (sem colar!).

Vale, ainda, recitar as palavras-chave ao longo do dia. Quanto mais você rememorar, mais sólido será o entendimento. Aliás, não é à toa que exercícios de revisão e provas simuladas fazem parte da rotina do concurseiro. Eles também ajudam nesse processo.

  1. Defina uma recompensa para o seu esforço

A reportagem da BBC sugere que você intercale períodos de estudo focado com breves intervalos de descanso. Por exemplo, cronometre 25 minutos para concentrar-se na tarefa. Não interrompa a atividade nem para comer, muito menos para mexer no celular.

Quando o tempo terminar, faça uma pausa de cinco minutos. Ouça uma música, mande mensagem para um amigo ou assista a um vídeo para se distrair. Depois, repita o procedimento.

Parece familiar, né? Trata-se da técnica Pomodoro, sobre a qual já falamos aqui no blog. Esse sistema de esforço e recompensa eleva a produtividade, pois você não sobrecarrega a cabeça.

  1. Alterne entre exercícios diferentes

Nosso cérebro opera em dois modos: o focado (quando estamos prestando atenção à explicação) e o difuso (quando estamos relaxados). É necessário alternar entre os dois estados para aprender de forma adequada.

Já reparou como as melhores ideias surgem em momentos de distração, como o banho ou uma caminhada? Pois é. Precisamos de tempo para as informações se organizarem.

Seguindo essa lógica, a técnica Pomodoro se mostra excelente. No entanto, às vezes nem ela colabora.

Caso você empaque num conteúdo difícil, a dica é mudar. Deixe os tópicos de Legislação de lado e parta para os exercícios de Português, por exemplo. Ao voltar para a primeira matéria, sua cabeça estará mais preparada para receber aquele conhecimento.

Corpo são, mente sã – inclusive nos estudos

Por fim, destacamos que a preparação para concurso público vai muito além das técnicas de estudo. Os macetes que ensinamos hoje colaboram bastante para você aprender melhor. Contudo, eles só fazem efeito se mente e corpo estiverem funcionando corretamente.

Lembre-se da trinca: sono de qualidade, alimentação balanceada e atividade física regular são essenciais. Quer saber por quê? Acesse os links e continue a leitura!

E não deixe de conferir as novidades do blog do Andresan. Toda semana, trazemos artigos inéditos para quem sonha com a carreira pública. Até a próxima!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.