Home Cursos e Concursos Autoconfiança: o segredo para a aprovação no concurso

Autoconfiança: o segredo para a aprovação no concurso

81
0
Compartilhe

Você está estudando para concurso há semanas e parece que não saiu do lugar. Pior ainda: fez a prova e não passou. Nessas horas, a primeira reação é duvidar da própria capacidade. Como manter a autoconfiança num cenário tão adverso?

É disso que vamos tratar hoje. Acreditar em si mesmo costuma ser o primeiro passo para qualquer conquista da vida, independentemente das dificuldades pelo caminho. Portanto, você deve aprender a valorizar suas qualidades e a melhorar os pontos fracos. Continue conosco para acompanhar algumas dicas.

3 maneiras de trabalhar a autoconfiança

Se tivéssemos que resumir o assunto de hoje em uma única recomendação, seria “tenha coragem”. Trata-se da ousadia para enfrentar os próprios temores e seguir adiante. Porém, convenhamos, nem todo mundo nasce tão destemido assim. Por isso, esmiuçamos o tema da autoconfiança em três passos.

  1. Desenvolva sua inteligência emocional

Nós já falamos de inteligência emocional aqui no blog. Essa é a capacidade de identificar os próprios sentimentos para poder controlá-los.

Durante a preparação para um concurso público, muitas sensações ruins podem atingir você. Tem a ansiedade que antecede a prova, o desânimo de estudar matérias difíceis e a vontade de jogar as apostilas pro alto para recuperar a vida social.

Você precisa identificar os sinais de que algo não vai bem. Quando os ânimos estão alterados, vale recorrer à meditação ou a outras técnicas para retomar o foco.

  1. Evite comparações

Poucos hábitos são tão prejudiciais à autoconfiança quanto comparar-se com outra pessoa. “Fulana já passou em três concursos públicos e eu ainda não consegui”. “Beltrano é fera em Direito Constitucional, mas eu não sei nada”.

Primeiro, aceite que você não é melhor em tudo. Depois, lembre-se de que cada pessoa tem um ritmo de aprendizado diferente. Na maioria das vezes, é preciso adquirir experiência, o que significa participar de vários certames até conquistar a aprovação. Raríssimos são os candidatos que passam de primeira.

E, mesmo recorrendo a técnicas de produtividade, há um limite de informações que seu cérebro conseguirá reter. Talvez você realmente demore mais tempo que a média para dominar algumas disciplinas. Tudo bem. Pense que, em vez de chegar rápido, o importante é chegar longe.

  1. Valorize sua caminhada

Quem acompanha nosso blog conhece bem esta dica: tenha um cronograma de estudos organizado. Destinar horários fixos para a tarefa ajuda a criar uma rotina. Assim, a preparação para o concurso se torna um hábito corriqueiro.

Além disso, há uma segunda vantagem. A estratégia de quebrar o grande objetivo (a aprovação) em objetivos menores (estudar um capítulo por dia, por exemplo) atribui um senso genuíno de progresso à sua caminhada pessoal. Ao fim de uma semana ou um mês, quando você fizer exercícios de revisão, verá que aprendeu bastante coisa.

Tal constatação fará muito bem à sua autoconfiança. Você vai perceber que, sim, está no caminho para o sucesso.

É provável que você ainda duvide da própria capacidade. Pode ser que questione, até mesmo, se tem vocação para a carreira pública. No entanto, aos poucos, a insegurança vai ficando para trás – e o que sobra é a determinação para transformar sonhos em realidade.

Gostou das dicas? Acha que trabalhar a autoconfiança ainda é um obstáculo? Deixe seu comentário! E não se esqueça de continuar de olho no blog do Andresan – Cursos & Concursos para saber das novidades.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.