Home Cursos e Concursos Concurso do DEAP-SC segue com inscrições abertas – Conheça os detalhes

Concurso do DEAP-SC segue com inscrições abertas – Conheça os detalhes

218
0
Compartilhe

Estão abertas, até 13 de novembro, as inscrições para o concurso do DEAP-SC. O Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina prevê a contratação imediata de 600 agentes penitenciários. Também haverá cadastro de reserva.

Podem participar pessoas graduadas em qualquer curso superior. A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 1º de dezembro, nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. Continue conosco para saber mais detalhes sobre o certame.

Concurso do DEAP-SC selecionará agente penitenciário

O agente penitenciário é responsável pela gestão do sistema prisional. O servidor realiza a segurança da unidade em atividades como escolta de presos, revista das instalações e orientação quanto às normas disciplinares. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Segundo o edital do concurso (disponível on-line), o DEAP-SC oferece um salário bruto de R$ 3.993,82, que corresponde a vencimento básico, gratificação fixa e auxílio alimentação juntos. Há vagas disponíveis para homens e mulheres, inclusive pessoas com deficiência.

Etapas do concurso para agente penitenciário em Santa Catarina

O certame será conduzido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) de Santa Catarina. Serão seis etapas, todas de caráter eliminatório.

A primeira fase consiste em prova objetiva com 100 questões valendo 0,1 ponto cada. As matérias cobradas envolvem Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Administração Pública, Direito Penal, Legislação Especial, Direito Processual Penal, Legislação Estadual, Lei de Execução Penal e Sociologia Aplicada.

Nessa etapa, o somatório da pontuação também tem função classificatória. Isso vale tanto para a aprovação imediata quanto para um eventual cadastro de reserva no Departamento de Administração Prisional.

A segunda fase do concurso público é o teste de aptidão física. Os candidatos deverão realizar corrida em 12 minutos, flexão abdominal, impulsão horizontal e exercícios na barra fixa (flexão, no caso dos homens, e sustentação, no caso das mulheres).

Na terceira fase, os participantes vão se submeter à avaliação de aptidão psicológica. É o momento de entender a personalidade do candidato para verificar se a pessoa demonstra controle emocional, senso crítico e flexibilidade de conduta, entre outras qualidades.

A quarta fase corresponde ao exame toxicológico. Deve-se obter resultado negativo para substâncias entorpecentes ilícitas, como maconha e cocaína.

Enfim, chega-se à quinta fase, a da investigação social. Nesse ponto, são verificados os antecedentes do indivíduo. É esperado comportamento ilibado, conforme especificado no item 13.9 do edital.

Quem passar por essas cinco etapas chega à última fase do concurso para o DEAP-SC: o Curso de Formação Profissional. Serão convocados até 980 candidatos previamente aprovados nas fases anteriores. Após 420 horas/aula, os que obtiverem melhor avaliação poderão ocupar o cargo de agente penitenciário em Santa Catarina.

Como se preparar para o concurso do DEAP-SC

A aprovação nesse certame requer conhecimento específico, bem como condicionamento físico e psicológico. Por isso, quanto antes você começar a se preparar, mais chances tem de conquistar a aprovação. Acesse os links abaixo e acompanhe algumas dicas:

– Cultive hábitos saudáveis, como alimentação adequada, sono na medida e técnicas de equilíbrio emocional;

– Organize uma rotina de estudos conforme seus horários disponíveis;

– Matricule-se em aulas preparatórias. O Andresan – Cursos & Concursos tem uma excelente equipe de professores. Nós podemos tirar suas dúvidas até nas matérias mais difíceis. Conheça nossos cursos.

Gostou? Esperamos que as informações de hoje tenham sido úteis. Bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.