Home Cursos e Concursos Domine sua ansiedade até o lançamento do edital do concurso

Domine sua ansiedade até o lançamento do edital do concurso

150
0
Compartilhe

O concurso é aprovado, anunciam a banca examinadora e… Nada de lançamento do edital. Como driblar a ansiedade numa situação dessas?

Se você pretende fazer a prova do TJ/RS – classe O, provavelmente sabe bem do que estamos falando. A chamada oficial estava para sair a qualquer momento, mas esse “qualquer momento” durou alguns meses até a publicação na última segunda-feira (7).

Hoje vamos dar dicas do que fazer nesse meio-tempo. Continue conosco e descubra como manter o foco nos estudos, mesmo durante um período de incertezas.

Antecipe-se ao lançamento do edital do concurso

Antes de tudo, quem disse que você precisa esperar pelo edital do certame? A preparação para concurso público exige tempo para ler o conteúdo, resolver exercícios e revisar a matéria. Isso é tarefa para várias semanas.

Porém, quando o documento oficial finalmente é divulgado, o intervalo entre essa data e a aplicação da prova costuma ser de um ou dois meses. Trata-se de um prazo curto demais para se começar do zero.

É por esse motivo que muitos concurseiros resolvem estudar mesmo antes do lançamento do edital. Basta dar uma olhada nas provas anteriores para ter ideia das disciplinas que serão cobradas.

Pense que cada dia de “atraso” é um dia a mais para você se preparar. Aproveite para compreender temas difíceis (como legislação) e exercitar a escrita, caso redação seja um exigência da banca. A prática ajuda a desenvolver as habilidades que serão necessárias no dia D.

Como controlar a ansiedade durante os estudos

Ok, o tempo extra pode ser benéfico para quem ainda tem dificuldades com a matéria, só que não resolve o problema da ansiedade. Tem muito candidato que aposta todas as fichas na carreira pública, embora nem saiba se tem vocação para o ofício. Para esses, realmente, a indefinição da data da prova costuma trazer angústia.

A questão é que cada pessoa lida com a pressão de um jeito particular. Portanto, o segredo está em conhecer as próprias inseguranças e trabalhar para administrá-las.

Por exemplo, você pode organizar uma rotina de estudos que priorize pequenas metas diárias. Determine que lerá um capítulo da apostila por dia (ou uma quantidade de páginas que caiba nos seus horários). Esse foco no presente, um desafio de cada vez, evita que a gente sofra por antecipação com as incumbências de amanhã.

Se os pensamentos continuarem atribulados, experimente técnicas de relaxamento. A meditação é uma ótima companheira de quem está com a cabeça carregada de informação. Outras atividades, como hobbies que envolvam arte, também são boas opções. Reserve uns minutinhos da semana para elas.

Por fim, não se esqueça de cuidar do corpo. Ele deve estar com saúde, o que garante energia durante a preparação para o concurso. Adote hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, períodos regulares de sono e, isto mesmo, atividade física.

Caso, ainda assim, a ansiedade pré-edital esteja forte, busque ajuda especializada. O apoio psicológico de um profissional pode ser determinante para enfrentar situações mais difíceis da vida.

Esperamos que as dicas de hoje colaborem na sua rotina de estudos. Fique de olho em nosso blog para saber das novidades sobre concurso público! Até a próxima. 😉

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.