Home Dicas de Estudo Passo a passo – Como evitar a procrastinação nos estudos

Passo a passo – Como evitar a procrastinação nos estudos

255
0
Compartilhe

Sabe aquele hábito de deixar as tarefas importantes para depois? O nome disso é procrastinação, e ela pode ser uma grande inimiga dos estudos. Como a preparação para concurso público demanda bastante tempo, você deve começá-la o quanto antes. Por isso, vamos ensinar dicas para acabar com a enrolação. Acompanhe.

Passo 1: Pare de adiar as tarefas e organize-se!

Ninguém dá conta do conteúdo inteiro de uma prova numa tarde só. Além da complexidade do assunto, há muitos tópicos que precisam ser assimilados. Ler tudo de uma vez seria cansativo e improdutivo.

Por essa razão, os concurseiros elaboram um cronograma de estudos. A ideia é trabalhar um pouco a cada dia, de modo que você consiga assimilar a matéria progressivamente.

Primeiro, designe um horário fixo para estudar e marque-o na agenda. Trate essa hora do dia como um compromisso inadiável, como se fosse uma consulta médica ou uma entrevista de emprego.

Evite a sobrecarga. Passar o dia inteiro lendo sobre o mesmo assunto pode ser muito chato. Em vez disso, dedique períodos curtos para cada disciplina. Sabendo que a tarefa será fácil de cumprir, você não corre tanto risco de procrastinar.

Algumas pessoas utilizam a técnica Pomodoro, que intercala momentos de estudo focado com intervalos para o descanso. Que tal experimentar?

Passo 2: Identifique os gatilhos de procrastinação

Depois de organizar a rotina, você deve evitar as atitudes que levam à procrastinação. A principal delas é o uso de redes sociais.

Não existe essa de dar “só uma olhadinha” no Instagram. Quando a gente percebe, já passou meia hora com o celular na mão. Aí, até retomar a atenção às apostilas, gastamos mais tempo ainda.

Portanto, fuja das distrações. Desligue os aparelhos eletrônicos e concentre-se nos seus afazeres.

Outro problema é arranjar responsabilidades “mais urgentes”. Quem não quer estudar encontra qualquer justificativa para isso: precisa pagar uma conta no banco, levar o cachorro para passear ou fazer faxina.

De novo, vale a regra da organização. Se está na hora de ler sobre Direito Constitucional, essa será sua prioridade. Deixe as atividades da casa para outro momento. Não invente desculpas para adiar tarefas!

Passo 3: “Melhor feito que bem-feito” é o lema

O perfeccionismo também pode motivar a procrastinação. Alguns sujeitos criam expectativas demais em relação ao próprio desempenho. Nesse caso, o medo de falhar se torna um obstáculo antes mesmo do início da jornada.

A verdade é que toda conquista parte de um primeiro passo. Haverá dias ruins, certamente. Nem sempre você vai estar com ânimo para os estudos. O rendimento pode cair, num dia ou outro.

No entanto, mais vale fazer alguma coisa que coisa nenhuma. Deixe a pretensa perfeição de lado e simplesmente comece.

Será um esforço diário, mas a insistência vira hábito e o hábito, aos poucos, vira rotina. Logo mais, os estudos farão parte de seu cotidiano com tanta naturalidade que adiar compromissos será um problema do passado.

E então, vamos espantar o fantasma da procrastinação para longe? A hora é agora!

Esperamos que as dicas de hoje sejam úteis para você. Muito obrigado pela companhia e bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.