Home Cursos e Concursos 7 dicas para estudar legislação (e entender o conteúdo)

7 dicas para estudar legislação (e entender o conteúdo)

1235
0
Compartilhe

Questões relativas a leis são bastante comuns em concursos públicos, mas muitos candidatos têm dificuldade com esse tipo de matéria. Pudera, né? O assunto não costuma ser ensinado em escolas e até a linguagem dos textos oficiais é complicada. Será que existe uma maneira de estudar legislação sem sofrer?

Como estudar legislação para concurso público

A resposta é: sim, você pode estudar – e entender – legislação pública. Abaixo, indicamos sete formas de potencializar o seu aprendizado. Aproveite!

  1. Encontre o texto oficial da lei

A melhor forma de dominar um conteúdo é buscando as referências originais, sem intermediários. Portanto, no caso das leis, você deve conhecer o texto oficial.

O site do Planalto mantém on-line as leis federais. Para legislação estadual, confirma o site do respectivo governo ou da Assembleia Legislativa. Se o concurso prevê questões sobre leis municipais, busque o material junto ao site da prefeitura ou da Câmara de Vereadores.

  1. Estude a versão certa do texto

Muitas normas oficiais passam por atualizações. Um artigo é revogado, outro é substituído e por aí vai.

Essas alterações podem ser cobradas na prova (ou não). Para evitar confusões, baseie-se na data de publicação do edital do certame. Valerá a versão da lei que estiver em vigor naquele dia.

  1. Use o dicionário

Embora a legislação ganhe atualizações, muitos textos foram publicados há décadas. Isso significa que a linguagem utilizada pode parecer anacrônica, ou melhor, fora dos padrões para esta época.

Se aparecer um termo pouco usual pelo caminho, não hesite em recorrer ao dicionário. Com o tempo, você vai se acostumar ao palavreado – e os tópicos de legislação não parecerão mais tão desafiadores assim.

  1. Leia aos poucos

Não adianta ler 300 artigos de lei numa sentada só. É muito conteúdo para você absorver de uma vez.

Quebre a matéria em pedaços menores. Por exemplo, estude cinco artigos por dia. Tenha certeza de que você compreendeu todos os pontos e, somente então, avance para a próxima fase.

Deu para perceber que isso leva tempo, né? Mais um motivo para organizar o cronograma de estudos.

  1. Faça simulados com provas anteriores

Alguns concursos públicos cobram conhecimento sobre trechos específicos da legislação. Outros são mais baseados na interpretação ou na aplicação da lei que no texto literal.

Ou seja: você precisa se familiarizar com o estilo da banca organizadora. Para isso, nada melhor que resolver questões das provas anteriores. Esse exercício também serve como simulado para testar seus nervos – e, claro, verificar o aprendizado adquirido até o momento.

  1. Entenda o contexto

Decretos, normativas e afins existem por uma razão. Que tal ir atrás dela? Conhecer o contexto histórico ajuda a compreender os motivos para a criação de determinada lei, o que serve de base para um entendimento mais profundo do tema. Busque notícias, pesquisas acadêmicas e outras bibliografias que possam lhe ajudar nesse sentido.

  1. Não desista

O caminho para a aprovação num concurso público nem sempre é fácil. Em muitas ocasiões, queremos largar tudo e desistir. Mas você não deve deixar que uma aflição passageira tire seu foco do objetivo maior.

Precisa de ajuda? Confira nosso post com dicas de motivação para continuar os estudos.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você dominar os tópicos de legislação da próxima prova. Gostou? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais novidades sobre concurso público. Até!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.