Home Dicas de Estudo Redação perfeita: 5 dicas para você arrasar na prova

Redação perfeita: 5 dicas para você arrasar na prova

636
0
Compartilhe

A prática leva à perfeição. Isso vale para qualquer tarefa que alguém deseje executar, inclusive uma redação de concurso público. Quanto mais treino e esforço empregados nas questões discursivas, mais desenvoltura você terá para cumprir essa etapa da prova sem dificuldade. E, com as dicas a seguir, sua preparação ficará bem mais fácil.

Dicas para redação de concurso público

Não vamos ensinar o passo a passo para uma redação nota 10. O que pretendemos, com este post, é apresentar algumas orientações gerais. Elas servirão de base para você acertar a mão nos simulados e exercícios preparatórios para o certame. Confira!

  1. A forma da redação conta pontos

Os exames costumam exigir um número mínimo e máximo de linhas para as tarefas escritas. Mantenha-se dentro desse limite. A inobservância da regra custa pontos a menos na nota final.

Tome cuidado, também, para não ultrapassar as margens estabelecidas na folha. Além disso, procure desenvolver uma caligrafia legível. Se a banca não entender seus garranchos, poderá desqualificar o seu trabalho.

  1. Linguagem simples sempre funciona

Tudo bem que, especialmente na área do Direito, às vezes é necessário utilizar uns termos rebuscados. Porém, essa não é uma obrigação. Palavras difíceis só devem ser usadas se forem imprescindíveis para o entendimento de uma explicação. De resto, prefira as expressões mais comuns do dia a dia – sempre respeitando a formalidade e as regras normativas do texto escrito, claro.

Outro problema bastante comum são as frases muito longas e entrecortadas por vírgulas. Elas atrapalham a compreensão do leitor, sem contar que aumentam as chances de você cometer erros de pontuação. Na dúvida, opte por períodos simples e pela ordem direta dos elementos (sujeito, verbo e complemento).

  1. Organize suas ideias

A coerência é um dos pontos mais importantes de uma redação para concurso. Você deve evitar contradições e comentários aleatórios. Portanto, nunca fuja da estrutura estabelecida para o texto.

Existem muitas maneiras de montar o esboço da dissertação. Geralmente, o candidato anota as ideias em tópicos e as dispõe em uma sequência lógica. Essa lista funciona como uma espécie de espinha dorsal para os parágrafos, de modo que as informações apresentadas permaneçam no alinhamento correto.

Lembre-se: cada frase deve trazer uma informação útil para a continuidade do argumento. Se ela não agrega nada, é dispensável.

  1. Conheça a banca

Já falamos aqui no blog que conhecer a banca avaliadora pode ajudar na preparação para o concurso. Isso porque cada entidade tem um método diferente de avaliação. Algumas são mais técnicas, enquanto outras trabalham com critérios subjetivos.

Leia editais de certames anteriores conduzidos pela mesma instituição. Busque entender qual é o formato de redação esperado naquele caso. Em seguida, exercite a escrita para adequar-se àquele modelo. Faça redações sobre temas variados que possam cair na prova.

  1. Tenha orientação profissional

O auxílio de um professor de português especializado em concursos públicos também é indispensável. O profissional faz mais que apontar erros de ortografia ou de gramática. O trabalho dele consiste em acompanhar o progresso dos alunos, conduzindo-os a uma escrita mais adequada para o tipo de produção exigido num certame.

Quer saber mais? Então dê uma olhada nos cursos de Português do Andresan – Cursos & Concursos. Nossa equipe está pronta para lhe ajudar.

Esperamos que as dicas de hoje tenham sido úteis para você começar sua preparação rumo à redação perfeita. Obrigado pela companhia e até mais!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.