Home Cursos e Concursos Concurso do TJ/RS terá banca da FGV: veja como se preparar

Concurso do TJ/RS terá banca da FGV: veja como se preparar

1038
0
Compartilhe

O concurso para Oficial de Justiça do TJ/RS já tem banca definida. A responsável pela elaboração da prova será a Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das mais temidas pelos concurseiros. Mas será que a fama de difícil procede mesmo? A seguir, veja como se preparar para esse e outros certames conduzidos pela FGV.

Banca FGV: grau de dificuldade costuma ser alto

Estudar para concurso público requer algumas estratégias. Uma delas é conhecer a banca realizadora com antecedência. Isso porque cada órgão possui um estilo de prova diferente. Alguns cobram questões mais conteudistas ou técnicas, enquanto outros priorizam a interpretação de texto.

No caso da FGV, esqueça a decoreba. A intenção é avaliar se o candidato consegue aplicar o conhecimento adquirido. Em outras palavras, não se trata de memorizar leis ou regras gramaticais. Mais importante que isso é saber utilizar o conteúdo na prática.

Nas provas de Direito, é comum encontrar questões multidisciplinares, que exijam bastante reflexão. O concurseiro deverá analisar o episódio e concluir, a partir de suas noções de legislação, qual é a melhor solução para o caso. Fique de olho, pois pegadinhas não estão descartadas.

Na parte de Língua Portuguesa, pode haver muita reescritura. Essa é uma forma de observar se o candidato consegue elaborar frases de acordo com a gramática normativa. Ainda, há bastante interpretação textual, sendo que as perguntas variam entre enunciados curtos e outros bem extensos.

Tamanho rigor, somado à extensão longa da prova, faz com que os especialistas considerem a banca da FGV uma das mais difíceis de concursos públicos. Ou seja: você precisa manter o foco nos estudos para aumentar suas chances de aprovação no certame.

Como se preparar para concursos da FGV

A preparação para concursos da FGV e de quaisquer outras bancas segue a mesma lógica. O primeiro passo consiste em buscar provas anteriores. O acesso a esse material vai ajudar você a se familiarizar com o estilo das questões.

Em seguida, reserve momentos de sua rotina de estudos para a realização de simulados. Resolva uma prova do início ao fim, cronometrando o tempo, para se acostumar ao clima que você encontrará no dia D. Essa prática também serve para averiguar o próprio desempenho e corrigir eventuais pontos que mereçam atenção.

Vale lembrar que todo concurseiro pode seguir esse método em casa, individualmente. No entanto, o estudo fica mais produtivo quando há a contribuição de colegas e professores especialistas no assunto. O grande grupo colabora para tirar dúvidas e esclarecer as partes mais nebulosas da matéria.

Aqui no Andresan – Cursos & Concursos, estamos oferecendo um curso de Resolução de Questões de Português. São 500 questões de provas da Fundação Getúlio Vargas. As aulas são ministradas pelo professor Andresan Machado, uma das maiores referências em preparação para concurso público no Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma oportunidade direcionada a você, que deseja seguir carreira como Oficial de Justiça do TJ/RS ou pretende participar de outros certames da banca FGV. Os encontros presenciais são à tarde, a partir do dia 21 de agosto, bem como a versão on-line estará disponível, a partir de 16 de agosto, para aquisição em nosso site..

Não tema os concursos da FGV! Faça já sua matrícula e comece uma preparação focada, rumo à tão merecida aprovação.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.