Home Cursos e Concursos Sim, é possível estudar para concurso e ter vida social

Sim, é possível estudar para concurso e ter vida social

165
0
Compartilhe

Quem se prepara para concurso público não tem vida social. Pelo menos, é assim que pensam os amigos e parentes de muitos concurseiros.

Não dá para negar que a rotina de estudos tem impacto direto no dia a dia de uma pessoa. Os horários ficam mais restritos e as prioridades mudam. Ou seja: nem sempre sobra espaço na agenda para aquela saidinha do fim de semana.

Por outro lado, é possível conciliar as apostilas com os momentos de lazer, até porque eles são importantes para aumentar a produtividade. Quer saber o que fazer? Confira mais detalhes a seguir.

Estudar para concurso público requer foco no bem-estar

O tempo é um recurso precioso. Cada minuto livre do dia pode ser uma oportunidade para revisar o conteúdo ou fazer mais algum exercício – especialmente se a matéria for daquelas bem difíceis, que demandam atenção redobrada.

Porém, nem só de leituras e anotações vive um concurseiro. Bem sabemos que virar a madrugada para dedicar mais horas aos livros é um erro. O corpo cansado não retém tanta informação. Por isso, seu cronograma deve priorizar tanto os períodos de estudo quanto uma boa noite de sono. Se você adicionar atividade física na grade de horários, melhor ainda.

E aí começa o desafio. Das 24 horas do dia, digamos que oito sejam dedicadas ao descanso. Outras seis, no mínimo, vão para os estudos. Incluindo trabalho, academia e pausas para as refeições nessa lista, realmente, não sobra muito para a vida social, por mais que você organize seu tempo.

Acontece que humanos precisam de contato com outros seres da mesma espécie. Um abraço, uma conversa e umas risadas ajudam a aliviar a pressão do cotidiano. Claro que você não poderá aceitar convites para toda e qualquer festa, mas um pouco de lazer em grupo é importante para o bem-estar.

Dicas para conciliar estudos e vida social

  1. Avise aos amigos e familiares que você está se preparando para um concurso. Se necessário, desculpe-se antecipadamente por eventuais ausências futuras.
  2. Reserve uma hora fixa do dia para usar as redes sociais. Nesse momento, envie mensagens às pessoas queridas para não perder completamente o contato. No resto do dia, é mais prudente deixar o celular em modo avião para não se distrair demais.
  3. Dispense as idas à balada. Você provavelmente acordará tarde no dia seguinte e perderá uma manhã inteira que poderia ser aproveitada com estudos.
  4. Em vez disso, marque programas leves. Que tal um almoço com a turma? Ou um cineminha no fim da tarde? As artes não apenas entretêm, como também estimulam o raciocínio.
  5. Combine de praticar atividades físicas junto com amigos. Além de se manter em forma, você bate papo e se distrai.
  6. Compareça aos eventos importantes de família, como batizados ou aniversários. Contudo, evite ingerir álcool e bebidas gordurosas nessas ocasiões. Os alimentos podem pesar no estômago e dificultar o rendimento nos estudos depois.
  7. Mantenha o foco. Lembre-se de que a aprovação no concurso público é um investimento de longo prazo. Talvez um ou outro sacrifício sejam necessários para você conquistar a recompensa maior lá adiante.

Gostou das nossas dicas para conciliar estudos e vida social? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.