Home Cursos e Concursos Ouvir música ajuda nos estudos! Conheça os melhores estilos

Ouvir música ajuda nos estudos! Conheça os melhores estilos

2577
0
Compartilhe

Concentrar-se nos estudos pode ser um desafio complicado, ainda mais quando você vive numa região barulhenta. Buzinas de carros, latidos de cachorros e até gente conversando costumam ser distrações que ameaçam a produtividade. Felizmente, existe uma alternativa para melhorar esse cenário: escolher a trilha sonora certa.

Determinados estilos musicais ajudam a aumentar o foco em uma tarefa. E a ciência ensina por que esse fenômeno acontece. A seguir, conheça as músicas mais adequadas para você ouvir enquanto lê as apostilas ou realiza exercícios de revisão.

Como a música ajuda nos estudos

O cérebro humano tem a capacidade de priorizar um estímulo em detrimento dos outros. É a chamada atenção seletiva. Isso explica como alguns indivíduos conseguem mergulhar na história de um livro mesmo nas situações mais adversas. Não importa se tem britadeira operando ou sirene de ambulância, pois nada tira o foco da pessoa.

Porém, nem todo mundo tem esse privilégio. Alguns concurseiros são particularmente sensíveis a ruídos. Basta um telefone tocar para que todo o raciocínio se perca.

Já aconteceu com você? É porque a audição faz parte de nosso sistema de alerta. Na natureza selvagem, um estrondo mais forte significava perigo, então, até hoje, há essa tendência a dar importância aos barulhos ao redor.

Pois a ciência indica que a música pode reorganizar os sentidos. Ela mantém nossa cabeça relativamente ocupada. Em vez de prestar atenção a alarmes ou gritos, o aparelho auditivo capta melodias agradáveis. O cérebro também produz noradrenalina, neurotransmissor que ajuda a regular a ansiedade e o estresse.

O resultado não poderia ser melhor: concentração e produtividade nos estudos. Só que a escolha da playlist deve ser criteriosa.

Saiba mais: Aprenda a manter a concentração para facilitar os estudos

Melhores estilos musicais para ouvir durante os estudos

Sabe aquele pagode romântico dos anos 1990 que você adora, ou o sertanejo universitário que toca em qualquer festa da firma? Esqueça. As músicas mais adequadas para estudar passam longe dos sucessos radiofônicos.

Se a canção tem letra, ou então uma batida muito agitada, ela será tão distrativa quanto um televisor ligado no último volume. Prefira músicas neutras, aquelas que não animam nem entristecem demais.

Peças orquestradas são uma ótima opção. Estudos das áreas de neurociência e psicoacústica, a psicologia da percepção dos sons, vêm demonstrando isso. Já se sabe que obras de Mozart, Tchaikovsky e Bach são capazes de melhorar funções cognitivas.

A música de concerto está associada, ainda, à redução da pressão sanguínea. Ou seja: funciona como recurso para relaxar.

Compositores contemporâneos também se dedicam a criar paisagens sonoras amenas. O músico Brian Eno tem álbuns icônicos, como Music for Airports. Já o DJ Moby lançou, recentemente, o trabalho Long Ambients, indicado para quem tem problemas de insônia.

Saiba mais: Qualidade do sono interfere no aprendizado

Além dessas opções, você pode apostar em trilhas New Age de meditação. O importante é encontrar músicas que não perturbem nem se tornem muito repetitivas.

Dica: se possível, use a versão premium de seu aplicativo de streaming de música. Desse modo, a lista de reprodução não será interrompida por propagandas e o resultado ficará mais satisfatório.

5 playlists para você melhorar a concentração nos estudos

Bem, as evidências científicas estão dadas. Agora falta testar como o seu organismo reage aos diferentes estilos musicais.

Abaixo listamos cinco seleções de faixas feitas especialmente para quem quer se concentrar nas leituras e nos exercícios. Elas estão no Spotify, mas há conteúdo similar em plataformas como Deezer, Apple Music e YouTube. Experimente as opções e eleja sua trilha sonora oficial para os estudos!

  1. Music for Concentration

Essa lista proporciona quatro horas ininterruptas de melodias calmas e sons agradáveis. O repertório conta com composições minimalistas, que vão de gêneros eletrônicos à música instrumental contemporânea. Tem bastante piano, conjunto de cordas e arranjos que criam uma atmosfera perfeita para desacelerar.

Bateu o interesse, né? É só seguir o link, aumentar o som e aproveitar: Music for Concentration.

  1. Intense Studying

O título da playlist já diz bastante. Essa é uma seleção para quem passa várias horas por dia em meio às anotações, numa maratona intensa de estudos. Como forma de ajudar a cabeça a manter o foco nas tarefas, você vai ouvir mais de 200 peças, todas tendo o piano como base.

Ah, você é daquelas pessoas quem leem até em ônibus? Então sugerimos apreciar o som com fones de ouvido durante o trajeto. A viagem parecerá bem menos turbulenta.

Disponível aqui: Intense Studying.

  1. Classical Essentials

Nós dissemos ali em cima que escutar peças orquestradas é um método cientificamente comprovado de aprimorar as funções cognitivas, certo? Portanto, nada melhor que se entregar aos clássicos dos clássicos.

Não se trata de redundância. Estamos nos referindo às composições mais famosas de Bach, Handel, Beethoven, Rachmaninoff e tantos outros nomes célebres da música de concerto. Essa é uma ótima maneira de estudar e, de quebra, explorar o universo das artes.

Vamos embarcar na viagem? Dê o play em Classical Essentials!

  1. Workday Lounge

Partindo para um clima diferente, temos essa seleção de canções lounge e chill out. Os estilos são caracterizados pelas batidas eletrônicas discretas, pelos sons sintéticos e pelas linhas melódicas que flertam com o pop e o jazz. O resultado são músicas simultaneamente simples e sofisticadas, capazes de transportar qualquer pessoa para outra dimensão.

Viu só? É possível passar do clássico ao contemporâneo com um simples clique, e sempre atingindo efeitos satisfatórios para os estudos. Conheça Workday Lounge.

  1. Deep Focus

Ainda no clima do século 21, a próxima seleção musical aposta no encontro do ambient com o post rock. São mais de 10 horas com sintetizadores poderosos, bases densas e guitarras que ecoam nas caixinhas de som.

A impressão que fica é de um repertório menos “solar” que as opções anteriores. Mesmo assim, tem quem adore essa alternativa para pôr o cérebro no lugar. Aproveite Deep Focus.

Saiba mais: 5 dicas para driblar a ansiedade antes da prova

Conhece mais alguma playlist que ajude nos estudos? Deixe sua sugestão nos comentários!

E, se gostou do conteúdo de hoje, aproveite para se inscrever gratuitamente em nossa newsletter. Em breve enviaremos novas dicas a quem está se preparando para concurso público. Até lá!

o nos comentários!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.