Home Cursos e Concursos Estude português para se tornar Promotor de Justiça do MP/RS

Estude português para se tornar Promotor de Justiça do MP/RS

49
0
Compartilhe

Você se formou em Direito há uns anos e busca reposicionar-se no mercado? Pois a carreira de Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul pode ser um ótimo ramo profissional. Além de atuar em casos relevantes para a sociedade, os servidores garantem uma remuneração polpuda.

O último concurso para o cargo ocorreu em 2016. À época, o salário oferecido superava os R$ 22,2 mil. A expectativa é que um novo certame seja anunciado nos próximos meses, então é importante começar a preparação desde já. Quanto mais cedo você se antecipar ao edital, mais proveitosos poderão ser seus estudos.

Como é o concurso para Promotor de Justiça do MP/RS

O concurso do MP/RS se divide em fases. Primeiro, os candidatos realizam uma prova preambular com questões objetivas. Da última vez, essa etapa compreendia 70 perguntas de Conhecimento Jurídico e 30 de Língua Portuguesa.

Os aprovados partem para a fase intermediária, com questões discursivas. Essa prova pode abranger grupos temáticos variados, exigindo noções tanto de Direito Ambiental quanto de Direito do Consumidor, por exemplo. É permitida a consulta a textos legais, desde que não sejam comentados ou anotados.

Em seguida, quem passa adiante deve apresentar documentos como certidão de antecedentes criminais e comprovante das atividades jurídicas exercidas. Também há os exames de saúde física e mental. Não se trata de um teste de aptidão física com corrida e flexões, mas, sim, de uma perícia médica para avaliar o estado de saúde do candidato.

Cumpridas essas exigências, os participantes se submetem à fase final do certame, com prova oral. Novamente, são verificados os conhecimentos jurídicos. A diferença é que, dessa vez, ocorrem arguições de 15 minutos sem consulta a material de referência. E ainda tem a prova de tribuna, baseada exclusivamente no Direito Penal.

Ou seja: passar no concurso para Promotor de Justiça do MP/RS exige tempo e dedicação. Você deve estudar a fundo diversas áreas do Direito, bem como exercitar habilidades argumentativas tanto na escrita quanto na fala.

Curso de português para o concurso do MP/RS

Tamanhas exigências demandam organização de qualquer concurseiro. Por exemplo, você deve montar muito bem o cronograma de estudos e procurar maneiras de otimizar seus horários. É tanto conteúdo que não dá para perder tempo com matérias genéricas, certo?

Porém, lembre-se de que a prova do Ministério Público não é feita apenas de conhecimento jurídico. Existe a etapa de Língua Portuguesa, capaz de eliminar muitos candidatos logo no primeiro desafio.

Portanto, a dica é encontrar um curso preparatório direcionado especificamente às demandas do concurso do MP/RS. Aqui no Andresan Cursos & Concursos, nós oferecemos aulas focadas na resolução de questões de Português. São 15 encontros presenciais que cobrem os principais tópicos propostos no edital.

Ao se matricular, você também garante acesso a 60 videoaulas do EAD, disponibilizadas on-line na Área do Aluno. É um reforço para lhe deixar ainda mais perto da aprovação no concurso para Promotor de Justiça do MP/RS.

Quer saber mais? Então acesse a página do curso e tire suas dúvidas. Nossa equipe de mestres está pronta para ajudar você. Bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.