Home Cursos e Concursos Estudar na biblioteca, ônibus ou casa: qual é o melhor lugar?

Estudar na biblioteca, ônibus ou casa: qual é o melhor lugar?

446
0
Compartilhe

Cada pessoa aprende de uma forma diferente. Por isso, não existe um lugar melhor para estudar que outro. Os espaços podem oferecer obstáculos e oportunidades, dependendo de como você encare a situação.

A seguir, vamos analisar três cenários: biblioteca, casa e transporte público. Acompanhe as dicas e veja qual é a melhor opção para a sua rotina de estudos.

Prós e contras de estudar em biblioteca

Uma biblioteca talvez seja um dos lugares para estudar mais óbvios. O ambiente foi feito para isso: é silencioso, tem mesas e cadeiras para você se acomodar e possui livros à disposição para consulta. Algumas delas também oferecem Wi-Fi e computadores para pesquisas na internet.

O maior problema é o deslocamento até o local. Se você não mora muito perto de um desses recantos para estudantes, pode perder um tempo precioso no trânsito. Além disso, é preciso respeitar o horário de funcionamento. A maioria das bibliotecas, infelizmente, não fica aberta ao público à noite – justamente quando muitos concurseiros têm um período livre para as leituras e os exercícios.

Como estudar em casa e manter a produtividade

A vantagem de estudar em casa é estar no seu próprio cantinho. Você pode se dedicar à tarefa a qualquer hora do dia e o material didático fica sempre no mesmo lugar.

Nesse caso, o desafio está em criar as condições ideais para a produtividade. Escolha um cômodo iluminado, confortável e silencioso. Lembre-se, ainda, de que haverá distrações, como TV ligada ou campainha tocando.

Mora com mais alguém? Então faça um esforço para impor limites no seu espaço de trabalho. Converse com seus familiares e reitere que, enquanto a porta do escritório estiver fechada, você não estará disponível para lavar a louça, assistir à novela ou mesmo bater papo. Trate os estudos como um compromisso sério.

Dicas para estudar no ônibus ou no metrô

Algumas pessoas privilegiadas conseguem ler no metrô ou no ônibus em movimento sem sentir enjoo. Se esse é o seu caso, você pode aproveitar o deslocamento até o trabalho ou o cursinho para revisar a matéria.

Tente encontrar um assento mais reservado – à janela e, de preferência, longe das portas e da catraca. Use fones de ouvido para abafar o excesso de ruídos. Depois, é só se dedicar à leitura.

A trepidação do veículo dificulta que você faça anotações. Assim, seria complicado resolver exercícios de matemática ou questões discursivas. Portanto, aproveite o tempo para ler o conteúdo que você já conhece.

Vale lembrar que o estudo em trânsito não substitui o ambiente da casa ou da biblioteca. Em algum momento, você precisará de sossego para encarar as matérias difíceis e preparar as fichas de revisão.

Qual é o melhor lugar para estudar, afinal?

Como visto, cada local oferece vantagens e desvantagens. Cabe a você experimentar as opções e ver como elas se adaptam ao seu ritmo de vida.

Esperamos que o artigo de hoje tenha colaborado na sua preparação. Quer mais dicas? Então não deixe de conferir nosso post com as sete verdades sobre concurso público que ninguém lhe contou. Obrigado pela companhia e bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.