Home Cursos e Concursos Como estudar para ser Oficial de Justiça

Como estudar para ser Oficial de Justiça

1109
0
Compartilhe

O Oficial de Justiça atua como a “mão longa” do Poder Judiciário. Em outras palavras, ele cumpre ordens determinadas pelo juiz, fazendo valer a lei. E tamanha responsabilidade é recompensada com um salário inicial bastante atrativo: R$8.459,60, de acordo com o Portal Transparência do TJ/RS.

Aliás, você não precisa cursar Direito para trabalhar nessa área. Continue conosco e veja quais são os conhecimentos necessários para tornar-se um servidor público.

Oficial de Justiça: cargo de Nível Médio

É isso mesmo que você leu ali em cima. Para ser Oficial de Justiça, você deve apenas completar o Ensino Médio. Esse tipo de cargo não exige formação técnica, muito menos curso superior em alguma faculdade.

Apesar disso, quem possui familiaridade com o Direito acaba tendo mais chances de seguir nessa carreira. É que os oficiais precisam ser aprovados num concurso público – e a prova traz questões de Legislação.

Por exemplo, o último certame para Oficial de Justiça – categoria PJ-H do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ocorreu em 2014. Na época, os candidatos precisaram resolver 80 questões objetivas.

O primeiro bloco era composto por 30 perguntas de Língua Portuguesa. Depois, vinha a prova de Conhecimentos Específicos e Tópicos de Legislação. Essa parte envolvia 40 questões de Direito Constitucional, Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal e Legislação Administrativa. Por fim, os participantes ainda deviam resolver dez perguntas de Microinformática.

Bem sabemos que Constituição Federal e Código Civil não são assuntos que se aprende na escola. Por outro lado, os concursos para cargos públicos cobram apenas alguns tópicos, focados em artigos ou áreas específicas da lei. Ou seja: ninguém precisa encarar toda uma faculdade de Direito para adquirir esse conhecimento. Basta recorrer às fontes certas.

Como estudar para concurso de Oficial de Justiça

A primeira dica para se preparar para o concurso é conferir o edital. No documento, constam todas as matérias que poderão ser cobradas na prova. Se a chamada para um novo certame ainda não saiu, você pode se basear nos editais anteriores.

A partir daí, vale a pena conhecer o texto oficial das leis. O material está disponível nos sites oficiais do governo.

Ocorre que a linguagem legislativa pode ser muito hermética, especialmente para quem nunca trabalhou na área. É preciso “decifrar” ou “traduzir” o conteúdo. Nesse ponto, os cursos preparatórios são uma ótima alternativa.

Aqui no Andresan – Cursos & Concursos, por exemplo, nós oferecemos aulas direcionadas a quem pretende tentar uma vaga como Oficial de Justiça. Nossos 22professores são preparados para tirar qualquer dúvida. Além disso, possuímos apostilas com textos de referência e diversos exercícios para você praticar.

Inclusive, realizar simulados é uma ótima forma de testar as próprias habilidades. Você pode tomar como base as provas dos concursos passados, também disponíveis on-line.

Quer mais dicas? Então aproveite para vasculhar o nosso blog! Temos artigos que ensinam como montar uma rotina de estudos, como aumentar a produtividade e como revisar a matéria. Como foco e determinação, você conseguirá resultados incríveis e ficará mais perto da aprovação num concurso público. Boa sorte!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.