Home Cursos e Concursos Dicas para se sair bem no concurso do TRF4

Dicas para se sair bem no concurso do TRF4

592
0
Compartilhe

O concurso público para o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) acontece no próximo dia 04 de agosto. A esta altura, você certamente já está estudando e revisando a matéria prevista no edital, certo? Ainda assim, sempre há tempo para absorver novas dicas e se dar bem na prova.

A seguir, elencamos alguns tópicos relevantes para os candidatos que vão participar do certame. Confira nossas sugestões e boa sorte!

Dedique-se às questões de Língua Portuguesa

Essa matéria cai em qualquer processo seletivo para cargo público, e não seria diferente no concurso do TRF4. As questões de Língua Portuguesa compõem a maior parte da prova de Conhecimentos Gerais. Portanto, acertá-las significa ter mais chances de aprovação.

Dedique-se, especificamente, a regras de acentuação, ortografia e pontuação. Outros assuntos que podem ser cobrados são: emprego de tempos e modos verbais; concordância verbal e nominal; e, claro, interpretação de texto.

Aprofunde-se nos estudos de caso

Todos os candidatos, com exceção do cargo de técnico judiciário – área administrativa, precisarão se dedicar a estudos de caso. São questões práticas que demandam interpretação de texto, conhecimentos específicos e clareza nas respostas.

As temáticas variam. Para analista da área Judiciária, haverá um caso relacionado a direito previdenciário e outro sobre direito administrativo. Os postulantes a oficial da Justiça Federal abordarão processo civil e processo penal. Já os aspirantes a técnico judiciário deverão falar sobre segurança de dignitários e gerenciamento de crise.

Qualquer que seja a sua situação, lembre-se de formular frases diretas e concisas, sem rodeios para chegar ao assunto. Uma boa dica para treinar é ler provas anteriores e pesquisar exemplos de respostas que pontuaram bem.

Para técnicos da área administrativa, haverá redação. As normas de concisão e clareza também valem nesse caso.

Priorize o processo civil (sem se esquecer das outras matérias)

Ninguém pode afirmar com convicção quais temas cairão no concurso do TRF4. Porém, dadas as rotinas dos servidores, é bem provável que processo civil seja uma matéria exigida tanto dos candidatos a técnico quanto dos postulantes a analista.

Isso não significa que você deva conhecer apenas esse tópico. Certamente haverá perguntas sobre direito administrativo e penal, conforme previsto no edital do certame.

No entanto, se você é da turma que deixou os estudos para a última hora, processo civil pode ser um “curinga”. Priorize esse conteúdo.

Prepare os ânimos para a prova do TRF4

Nós já falamos e reiteramos, aqui no blog, que a preparação para um concurso público não se restringe às apostilas. Sim, ler e revisar o material é importante, mas você também deve estar com a cabeça relaxada no dia D.

Experimente praticar meditação e atividades físicas nas semanas antecedentes à prova. Tenha uma boa noite de sono na véspera. E, por fim, lembre-se de se alimentar corretamente. Frutas, iogurte e pães integrais fornecem a nutrição adequada sem pesar no estômago.

Esperamos que as sugestões de hoje ajudem você a se sair bem no concurso do TRF4. Quer mais dicas? Então continue acompanhando o nosso blog! Obrigado pela companhia e até logo.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.