Home Cursos e Concursos Aprenda a decifrar o edital do concurso

Aprenda a decifrar o edital do concurso

182
0
Compartilhe

Participar de um concurso sem entender o edital é como jogar futebol sem conhecer as regras. Você até chuta a bola em direção ao gol, mas não sabe por que sofreu impedimento.

Imagine ter a prova anulada porque você utilizou caneta azul, quando deveria usar caneta preta. Ou, então, preparar-se para uma vaga que exige formação superior, sendo que sua escolaridade é de nível médio. Pois muitos candidatos distraídos cometem erros assim.

A seguir, vamos explicar como é a estrutura de um edital de concurso público. Fique de olho e tire suas dúvidas!

Elementos para entender um edital de concurso

Esse documento público reúne todas as informações relativas ao certame. O texto é longo e, muitas vezes, em letras miúdas, mas faça um esforço. A leitura do edital serve de base na preparação para qualquer concurso.

Disposições preliminares

A primeira seção anuncia a abertura do processo seletivo. Nesse espaço, você confere o nome do órgão que está oferecendo vagas e qual é a banca examinadora do concurso.

Cargos e vagas

Na sequência, vem a lista de cargos em aberto. É nesse ponto que você confere os requisitos para ocupar uma posição, como escolaridade e idade mínima. Também há a descrição das atividades a serem exercidas, a remuneração inicial e a carga horária que cada profissional deverá cumprir.

A relação das vagas mostra quantos postos de trabalho estão sendo oferecidos no certame. Ainda, indica se a nomeação será imediata ou se haverá cadastro de reserva.

Inscrições

O próximo item traz algumas datas importantes, como o período de inscrições dos candidatos e o prazo máximo para o pagamento da taxa. Se for necessário solicitar atendimento especial (para pessoas com deficiência) ou isenção do pagamento (para quem tem baixa renda), as datas para realizar o pedido também constarão aí.

Dica: monte um quadro de avisos com essas informações. Não dá para perder o concurso simplesmente porque você se esqueceu de pagar o boleto de inscrição, né?

Provas

O tópico sobre as provas detalha o formato, o caráter e a duração do exame. Em outras palavras, indica se as questões são objetivas ou dissertativas, se essa etapa tem caráter eliminatório ou classificatório e quais são os critérios de desempate.

O conteúdo programático de cada matéria constará nos anexos. Observe-os para organizar seu cronograma de estudos.

Caso haja fases posteriores, como teste de aptidão física ou prova prática, elas serão igualmente descritas no edital. Anote todas as datas em seu quadro de avisos!

Disposições finais

O documento se encerra com informações sobre a aprovação, a nomeação e a posse dos candidatos. Em acréscimo, elenca regras gerais do certame, como a cor de caneta a ser usada, se é possível levar lanche para dentro da sala e quais dispositivos eletrônicos são permitidos. Em geral, os celulares permanecem desligados, embaixo da classe ou dentro de um envelope porta-objetos.

Viu como decifrar o edital do concurso é fácil? Então aproveite para conferir nosso glossário com os principais termos utilizados nesse documento.

Se você gostou do artigo de hoje, não se esqueça de acompanhar as novidades de nosso blog. Sempre trazemos dicas e notícias para quem sonha com a carreira de servidor público. Até mais!

 

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.