Home Cursos e Concursos Concurso público do TRF4 deve sair no segundo semestre de 2019

Concurso público do TRF4 deve sair no segundo semestre de 2019

276
0
Compartilhe

Já está formada a comissão organizadora do concurso público do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Isso aumenta as expectativas para um novo certame, que deve ocorrer no segundo semestre de 2019.

A comissão vai atuar na contratação da banca avaliadora e fiscalizar as demais etapas até a homologação do resultado. No momento, não há confirmação do número de vagas disponíveis, mas é possível que surjam oportunidades para os níveis Médio e Superior. Fique conosco e saiba mais detalhes.

Oportunidades de carreira no TRF4

Os Tribunais Regionais Federais correspondem à segunda instância da Justiça Federal no Brasil. É lá que são julgados os recursos relativos a crimes federais.

O TRF4 abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A sede, que ficou famosa no noticiário devido aos processos da Operação Lava-Jato, fica em Porto Alegre.

Nesse local de decisões que afetam diretamente as instituições políticas do país, cada servidor cumpre um papel importante. Cabe ao analista judiciário, por exemplo, realizar suporte técnico e administrativo aos magistrados. Isso inclui: elaborar pareceres e relatórios; indexar documentos; analisar leis, doutrinas e jurisprudências.

O salário inicial de um analista judiciário do TRF4 é de R$ 11.616,61, entre vencimento básico e gratificação de atividade judiciária (GAJ). Trata-se de um cargo para quem tem graduação em Direito.

Já as vagas de técnico judiciário são para nível médio. Na área administrativa, as incumbências do servidor incluem: redigir minutas; levantar dados; elaborar relatórios; emitir pareceres; controlar materiais. A remuneração parte de R$ 7.080,20, incluindo o vencimento básico e a gratificação.

Prepare-se para o concurso do TRF4

O último concurso do TRF4 ocorreu em 2014 e era válido por quatro anos. Como o prazo se encerrou, há forte possibilidade de que o órgão abra novas vagas em breve.

Na prova mais recente, os candidatos precisaram responder a questões objetivas de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático. Além disso, havia perguntas sobre conhecimentos específicos, que envolviam diversas áreas do Direito.

Quanto à etapa discursiva, os postulantes a técnico tiveram que elaborar uma redação. Os que se inscreveram para analista, por sua vez, resolveram duas questões relativas a estudos de caso.

Parece bastante coisa para estudar, né? O melhor é que você não precisa aguardar a confirmação do concurso para começar as leituras e os exercícios. A partir dos editais anteriores e das atribuições de cada cargo, já é possível ter uma noção das matérias que serão cobradas. Aí, quanto mais cedo começar sua preparação, mais fortes serão suas chances de aprovação.

Nossos cursos preparatórios para o concurso do TRF4 são o caminho. O programa é composto por videoaulas que contemplam os principais tópicos cobrados no certame.

Você acompanha todo o conteúdo em casa, no horário que quiser. E o acesso é ilimitado. Assim, dá para assistir às aulas quantas vezes for necessário para tirar as suas dúvidas.

Siga os links e saiba mais! Temos o curso EAD para Técnico Judiciário – Área Administrativa e o curso EAD para Analista Judiciário – Área Judiciária.

Confie na experiência de nossa equipe de professores. Com o Andresan – Cursos & Concursos, você fica mais perto da tão sonhada carreira pública.

 

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.