Home Cursos e Concursos Concurso público: 10 coisas que você deve saber para se organizar

Concurso público: 10 coisas que você deve saber para se organizar

290
0
Compartilhe

Estudar para concurso público exige planejamento. A disputa é acirrada, então, quanto mais você se preparar, melhor. Se a estabilidade e a boa remuneração ainda são um sonho distante, é hora de mudar a rotina.

10 coisas para saber antes de um concurso

Ocorre que procurar um cursinho qualquer e inscrever-se na primeira seletiva que aparecer é um desperdício. Antes de partir para a ação, você precisa saber aonde quer chegar e qual caminho percorrer. Confira as dicas a seguir e inspire-se.

Atividade

A carreira pública é um projeto de vida. Não adianta investir tempo e energia em busca de um cargo apenas pelo prestígio ou por um salário mais alto. Certifique-se de que o trabalho esteja alinhado a seu perfil, para que a experiência não seja frustrante no longo prazo. Um teste vocacional pode ajudar.

Requisitos

A maioria dos concursos públicos exige que o participante seja brasileiro nato ou naturalizado. É preciso ter, no mínimo, 18 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Ainda, é necessário apresentar documentos que comprovem a escolaridade determinada no edital.

Estratégia

O intervalo entre a abertura das inscrições e a realização da prova costuma levar poucos meses. O tempo é curto para dar conta de todas as disciplinas previstas. A solução é antecipar-se e estudar, desde antes, o conteúdo básico. Língua Portuguesa e Direito Constitucional, por exemplo, são matérias abordadas em muitos exames.

Organização

A rotina de um concurseiro deve ser dividida entre o trabalho, o lazer e, claro, os estudos. Um cronograma semanal é uma boa ferramenta para cumprir as tarefas. Devem-se prever horas não só para as leituras, mas também para a realização de simulados e revisões.

Estudo ativo

A melhor maneira de aprender é participar ativamente do processo. No caso da preparação para um concurso público, isso significa resumir os capítulos das apostilas e resolver questões de provas passadas. A medida serve para avaliar o próprio desempenho e verificar quais assuntos merecem mais atenção.

Descanso

O plano de estudos deve prever pausas entre uma bateria de leituras e outra. Quando a visão embaralha e o estômago ronca, é porque o corpo chegou ao limite e demanda descanso. Lanches e um sono de qualidade são fundamentais para reter o conhecimento adquirido e recuperar as energias.

Eliminação

Algumas seletivas são realizadas em etapas. Além das questões objetivas, pode haver prova de títulos e redação. Há fases eliminatórias, que diminuem a quantidade de concorrentes, e classificatórias, que organizam os remanescentes conforme o desempenho. Esses critérios precisam ser observados com calma para não restarem dúvidas.

Gabarito

Logo após a realização do exame, a banca divulga um gabarito preliminar. Se houver alguma resposta errada ou ambígua, cabe aos candidatos entrar com recurso. São necessários alguns dias de deliberação até que o resultado definitivo seja divulgado. Somente então o público passa a conhecer os nomes classificados.

Reserva

Há concursos destinados ao preenchimento de cadastro de reserva. Nesses casos, as vagas não existem, mas podem surgir nos próximos anos. Se o investimento vale a pena ou não, bem, é uma decisão do indivíduo. A prática é comum em entidades grandes e com mais rotatividade de pessoal.

Edital

edital tem de ser lido atentamente, pois oferece todas as informações que conferem credibilidade ao processo seletivo. No texto, constam as regras do concurso, o salário de quem vier a ocupar o cargo, as datas importantes e o conteúdo previsto para as provas. Apesar da linguagem difícil, é essencial conhecer o documento.

Agora que você já conhece as principais coisas que deve fazer antes de um concurso público, confira outras dicas no nosso blog e prepare-se para os estudos! Aproveite, ainda, para deixar um comentário com sua opinião sobre as dicas de hoje. O retorno do público nos ajuda a fornecer novidades ainda melhores.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.