Home Cursos e Concursos Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!

Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!

313
0
Compartilhe
Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!
Língua Portuguesa cai em todo concurso público. Prepare-se!

Todo concurso público realizado no Brasil traz prova de Língua Portuguesa. Essa disciplina funciona como critério de desempate na classificação do IBGE e dos Correios, além de ter peso alto em outros certames importantes. Portanto, a aprovação depende de um bom domínio das regras gramaticais, associado a habilidades de interpretação de texto.

Quais tópicos de Língua Portuguesa estudar para o concurso?

O estilo das questões varia conforme a banca examinadora. Algumas instituições optam por utilizar um grande texto como base e, a partir daí, fazer perguntas relativas ao tema. Outras são mais conteudistas, voltadas a tópicos específicos da gramática normativa.

De qualquer modo, existem assuntos que se repetem com mais frequência. Dificilmente um concurso público exigirá divisão silábica. O mais provável é que a prova contenha:

Interpretação de texto

Trata-se da capacidade de entender o que o autor quis dizer. Ou seja: o candidato não deve emitir uma opinião, mas, sim, compreender o ponto de vista do narrador. Essa habilidade, essencial para se atingir a proficiência em qualquer idioma escrito, é cobrada em todos os concursos, com mais ou menos intensidade.

Concordância e regência

A concordância verbal diz respeito à conjugação em relação ao sujeito. Por exemplo, o português normativo indica que o correto é “nós fizemos”, e não “nós fez”. Já a concordância nominal está relacionada a outras classes de palavras, como adjetivos e numerais. Assim, determina-se que o certo é “um desenho bonito”, não “uma desenho bonitos”.

Nas questões de regência, o desafio está em saber quais verbos ou nomes demandam preposição. “Assistir alguém necessitado” tem sentido de prestar auxílio, enquanto “assistir a alguém jogando futebol” significa observar o jogador. Nesse caso, a preposição “a” faz a diferença.

Crase

Falando nela, quando a preposição “a” se junta ao artigo feminino definido “a”, tem-se a crase, representada pela letra com acento grave: à. O emprego correto desse recurso linguístico também é bastante exigido em concursos públicos.

Pontuação

O domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa passa, ainda, pelo uso adequado de pontos e vírgulas. Esses sinais podem mudar completamente o sentido de uma frase, então deve-se prestar atenção às regras gramaticais.

Como estudar português para concurso público

As provas de português estão presentes em todo certame. Por isso, ter uma base sólida dessa disciplina é muito importante, especialmente se você se prepara para mais de um concurso ao mesmo tempo ou resolveu estudar antes da abertura do edital.

Caso alguns dos termos que utilizamos no artigo de hoje lhe soem estranhos, talvez seja hora de investir mais no estudo da Língua Portuguesa. Nosso idioma não é difícil – basta entender a lógica por trás dos elementos de uma oração.

No curso Português Extensivo 2019, o professor Andresan Machado capacitará você de uma maneira estratégia e dinâmica. As aulas são on-line e é possível acompanhá-las ao vivo. Os alunos também contam com material didático exclusivo para entender os principais tópicos que caem em concurso público.

Invista no seu futuro. Matricule-se agora mesmo e dê mais um passo rumo à aprovação. Bons estudos!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.