Home Dicas de Estudo Dicas para organizar o tempo e otimizar os estudos

Dicas para organizar o tempo e otimizar os estudos

344
0
Compartilhe
Dicas para organizar o tempo e otimizar os estudos
Dicas para organizar o tempo e otimizar os estudos

Quando nos referimos às horas dedicadas ao estudo, qualidade é melhor que quantidade. Essa informação traz alívio a quem vive uma rotina agitada, mas quer passar num concurso público mesmo assim. O segredo está em organizar o tempo para tirar o máximo proveito das leituras e dos exercícios. Veja o que fazer.

Passo a passo para organizar o tempo

  1. Verifique quais períodos do dia você tem disponíveis para suas atividades pessoais. Quem trabalha em horário comercial talvez ache que gasta muitas horas no serviço. Porém, o intervalo do almoço e o tempo perdido no trânsito podem ser aproveitados. Em vez de usar a viagem de ônibus para conversar no WhatsApp, leia uma apostila!
  2. Tente otimizar suas tarefas diárias. Digamos que você precise preparar o jantar ao chegar em casa. Será que não existe uma maneira de tornar o processo mais rápido? Que tal fazer a comida no domingo e congelar porções para a semana toda? Mais prático que cozinhar e lavar panela todo dia.
  3. Designe momentos específicos para as tarefas menos importantes. Redes sociais, por exemplo, são um gatilho para a procrastinação. Era “só uma olhadinha”, mas, quando você percebe, passou meia hora curtindo os posts alheios. Portanto, confira o Facebook ou o Instagram somente uma vez ao dia, num horário fixo.
  4. Aliás, fixar horários ajuda bastante a organizar o tempo. Faça um quadro de atividades e distribua-as conforme for possível. Reserve uns minutos para os estudos, outros para a atividade física e, claro, mais um tanto para o sono. Manter o copo ativo e descansar em sequência é essencial para você reter o conhecimento com facilidade.

Como otimizar os estudos e render mais

Alguns concurseiros têm a vantagem de trabalhar em meio turno, ou mesmo de estudar em período integral. Essa flexibilidade de horários facilita a organização do tempo, mas não determina a aprovação de ninguém. Como dito anteriormente, o que importa não é a quantidade de horas investidas na preparação, mas como elas são utilizadas.

Para tirar o melhor proveito de seu tempo livre, procure entender como funciona o seu ritmo biológico. Você é daquelas pessoas que já despertam superdispostas? Então as primeiras horas da manhã serão úteis. Experimente acordar mais cedo e estude antes de sair para o emprego.

Agora, caso você seja daqueles que ficam na cama até o despertador tocar, organize-se de outra maneira. Deixe as leituras e os exercícios para o fim da tarde ou o início da noite, como for melhor.

Após encontrar o momento ideal do dia para dedicar-se ao concurso, estude com método. Não adianta devorar uma apostila inteira, pois, no fim, você terá se esquecido das lições iniciais. Nossa habilidade de leitura supera nossa capacidade de reter informação.

Ou seja: avance aos poucos. Leia um capítulo de cada vez e faça exercícios de memorização ou de revisão do conteúdo.

Aqui no blog, já falamos da técnica Pomodoro, ideal para elevar a produtividade. Também explicamos como montar um plano de estudos, ferramenta que auxilia a organizar o tempo e atingir metas. Se você gostou do post de hoje, acesse os links para se aprofundar no assunto!

 

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.